00:00:00

Intervenção Tática

Agentes penitenciários concluem curso


O governador José de Anchieta entregou nesta segunda-feira (11), os certificados do curso de intervenção tática (CIT), para 35 agentes penitenciários. O curso foi realizado através de uma parceria da Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (Sejuc) e a Academia de Polícia Integrada Cel. Márcio Santiago (APICS).
 
Além da capacitação da primeira turma de agentes penitenciários, seis integrantes da Guarda Municipal de Boa Vista e um policial da Polícia Militar também participaram da capacitação.  A ideia do curso é capacitar os agentes para o desempenho de missões que exijam um nível mais alto de especialização de doutrinas táticas para o gerenciamento de crises dentro das unidades prisionais.
 
O governador destacou que API já se tornou referência na formação dos profissionais da segurança, ao se referir que atualmente a Academia abriu vaga para formação de 16 oficiais do Corpo de Bombeiros do Amapá. “Antes nossos oficiais tinham que ir para outros estados para fazer formação e hoje nossa Academia tem formado nossos profissionais do sistema de segurança pública com qualidade, como esses agentes que estão aptos para novos desafios no sistema prisional”, afirmou.
 
A capacitação teve a duração de 45 dias, com 340 horas/aulas dividas em 23 disciplinas. Dentre as aulas ministradas estão o enfretamento em ambientes claustrofóbicos, maneabilidade tática em ambiente prisional, fundamento de tiro tático, gerenciamento de crise, uso seletivo da força, defesa pessoal, condicionamento físico, como se portar ao realizar revistas, procedimentos efetuados em caso de rebelião, entre outros.
Segundo o secretário da Sejuc, Waney Vieira explicou que no primeiro momento, os 35 agentes irão realizar a escolta na Penitenciária Agrícola, vigia de guaritas e prestar inicialmente o apoio nas intervenções táticas quando houver crise até a chegada da Polícia Militar que é responsável pelo controle de distúrbios dentro dos presídios.
VIATURAS
Ainda durante a solenidade de certificação dos agentes penitenciários, o governador Anchieta entregou cinco carros para serviços administrativos da Sejuc e anunciou que em breve serão entregues viaturas para as unidades prisionais.

Últimas Postagens