Justino quer o melhor
Diante de um salão repleto de lideranças indígenas e autoridades estaduais, o governador José de Anchieta deu posse ao novo secretário adjunto da Secretaria do Índio (SEI), Orlando Justino que junto com o titular da pasta, Chico Roberto, vão desenvolver as ações de governo voltadas às comunidades que representam aproximadamente 10% de nossa população.
A solenidade ocorreu na manhã desta segunda-feira (11), no Salão Nobre do Palácio Senador Hélio Campos e contou ainda com a presença do vice-governador Chico Rodrigues, dos deputados Federais, Édio Lopes, Chico das Verduras e Márcio Junqueira, além do secretário de Agricultura e Abastecimento Berinho Bantim e da secretária de Educação e Desporto, Lenir Rodrigues.
O governador agradeceu a presença maciça dos indígenas à solenidade, que na sua avaliação era uma clara representação de prestigio e confiança nos trabalhos desenvolvidos pelo governo estadual junto às comunidades.
“Hoje temos aqui mais de 60 tuxauas manifestando apoio à chegada de Orlando Justino na secretaria do Índio, que para nossa administração representa que estamos no caminho certo”, destacou.
O governador frisou também que as principais politicas a serem desenvolvidas pelos titulares da pasta estarão focadas no desenvolvimento do setor produtivo e na melhoria dos índices de educação, pontos que são fundamentais.
“Em Roraima temos nove etnias distribuídas em 47% da área do nosso território. Isso significa que temos mais que uma obrigação em promover politicas voltadas para a produção de alimentos dentro dessas comunidades, assim como levar condições para o desenvolvimento do capital intelectual de nossos jovens e adultos indígenas, possibilitando assim a qualificação e inserção dessas pessoas no mercado de trabalho”, afirmou.
O vice-governador Chico Rodrigues destacou que seguindo as orientações do governador Anchieta tem feito visitas as comunidades em todo estado com objetivo de fazer um levantamento das reais necessidades dos indígenas. Chico disse ainda que a partir dessas visitas foi verificado que é necessária a construção de tanques para a criação de peixes.
“Nós temos andado muito por esse interior e verificado que se dermos condições nossos irmãos indígenas eles podem contribuir com a produção de alimentos e um ponto muito forte a ser desenvolvido é a produção de peixes, que além de ajudar na dieta diária dessas comunidades, pode vir a ser uma fonte de renda, com venda do excedente. Por isso nosso governo vai construir essas barragens em breve”, afirmou.
Com relação às mudanças o governador afirmou que elas fazem parte do processo e que são normais para oxigenação da máquina pública.
Anchieta aproveitou a oportunidade para agradecer e destacar os trabalhos desempenhados pelos gestores que deram suas contribuições na secretaria do Índio frisando que eles iriam continuar junto ao governo.
“Esse tipo de mudança faz parte do processo político, e nós temos um sentimento de gratidão aos gestores e técnicos que deram suas contribuições para melhorar a qualidade de vida em nossas comunidades indígenas”, concluiu.
Orlando Justino afirmou que sua chegada como adjunto da SEI, somada a experiência de Chico Roberto, que assim como ele é ex-prefeito e indígena, representa um bom começo de trabalho, visto que, ambos são conhecedores das reais necessidades dos povos indígenas.
“Seguindo as orientações de governo vamos direto ao ponto das reais necessidades de nossas comunidades indígenas, pois acima de tudo, somos parentes e irmãos, por isso nós vamos fazer o melhor para todos”, afirmou.