00:00:00

Jogos Escolares da Juventude

Alunos-atletas de RR melhoram tempo e sobem na colocação geral dos Jogos Escolares.


Resultados positivos para Roraima 
 
Os alunos-atletas de Roraima alcançaram destaque em algumas modalidades dos Jogos Escolares da Juventude – etapa infantil de 15 a 17 anos –, que estão ocorrendo em Belém (PA). Participaram da etapa individual 74 estudantes roraimenses.
 
No vôlei de praia, primeira vez que o Estado participa da competição, a dupla masculina da Escola Estadual Ana Libória (alunos Luiz Felipe Maia e Pedro Hugo Souza) venceu os dois primeiros jogos e perdeu o terceiro, nas oitavas de finais, contra o Paraná. A disputa foi equilibrada, mas os alunos-atletas paranaenses conseguiram abrir vantagem e os roraimenses não alcançaram mais, perdendo por 2 sets a 0 (21x11, 21x13).
 
O primeiro jogo foi contra o Amazonas, que teve placar de 2 sets a 1 (21x15, 21x15, 12x15). No segundo jogo, contra o Distrito Federal, os alunos-atletas roraimenses perderam por 2 sets a 0 (21x16, 21x13). O terceiro foi contra os donos da casa, Belém, porém, um atleta se machucou durante o aquecimento e desistiu de jogar, rendendo W x O para Roraima.
 
No naipe feminino, representado pelas alunas Anny Santana e Ysla Lima (Escola Estadual Antônio Carlos Natalino), Roraima venceu as donas da casa (Pará) por 2 sets a 0 (21x14, 22x20), mas foi derrotado pelo Sergipe, com o mesmo placar, 2 sets a 0 (21x10, 21x9). O terceiro jogo foi contra a Paraíba, com placar de 2 sets a 0 para o time adversário.
 
Os resultados colocaram Roraima na 10ª posição do ranking nacional (entre 26 duplas) no naipe masculino e 16ª posição no feminino (25 duplas ao todo). Para Izerbledison Franco, técnico da equipe, a participação da dupla como positiva. “Tivemos três vitórias e uma derrota. Para a primeira participação, considero positiva, tendo em vista que é um esporte novo em Roraima e nossos alunos estão começando a praticar”, frisou.
 
NATAÇÃO
 
Na Natação, os alunos-atletas que competiram diminuíram as marcas. João Junior, da Escola Estadual Ayrton Senna, fazia 1’19”58, conseguiu baixar para 1’18”43 nos 100 metros peito. Nos 50 metros peito ele reduziu de 36”07 para 34”78.
 
Mônica Carvalho, da Escola Estadual Ana Libória, também reduziu o tempo de 1’41”85 para 1’37”20 nos 100 metros peito. Warllen da Silva, da Escola Estadual Ayrton Senna, baixou de 1’03”14 para 1’01”48 nos 100 metros livres.
 
Para a técnica da modalidade, Gilda Hupsel, embora os alunos-atletas não tenham se classificado para nenhuma das finais, fizeram bem na participação, baixando os tempos e ficando entre os três primeiros em algumas séries. “O importante é o aprendizado e incentivo que eles têm ao participar dessa competição Nacional, o que contribui para a melhoria da natação roraimense”, enfatizou.
  
Atletismo em 13º lugar
 
No atletismo, o aluno-atleta Rafael Freitas, da Escola Estadual Antônio Carlos Natalino, foi o que alcançou a melhor marca na competição para Roraima. Ele ficou em 13º lugar na colocação geral dos 100 metros rasos, com 11”36. Jhon Almeida, da Escola Estadual Henrique Dias, que competiu nos 400 metros rasos, encerrou a participação na 19ª posição geral, com 53”66.
Jayane Alberti, do Instituto Federal de Novo Paraíso (Caracaraí) ficou em 21ª na prova de arremesso de peso. Ela atingiu a marca de 10,05 metros. Também em 21º, a estudante Mayra Nascimento, da Escola Estadual Aldébaro José Alcântara (Bonfim), em lançamento de disco, com 23,93 metros.
 
Matheus Mariano, do Instituto Federal de Novo Paraíso (Caracaraí), fez 30,93 metros na prova de lançamento de disco e encerrou a participação no evento na 21ª colocação e em 23º, em arremesso de peso (11,14 metros).
 
O aluno-atleta Joshua Jackson, da Escola Estadual Aldébaro José Alcântara (Bonfim), conquistou o 22º lugar geral na prova de salto em distância, com 5,72 metros, e em 24º, nos 400 metros rasos (58”72). Também em salto em distância, Sávio Souza (Escola Estadual São Francisco – Bonfim) ficou em 26º lugar com o tempo de 5”64.
 
Camila Lima, da Escola Estadual Maria dos Prazeres Mota, competiu nos 100 metros rasos e ficou em 25º lugar na colocação geral, com o tempo de 13”13. Sandy Barbosa, da Escola Estadual Padre José de Anchieta (Pacaraima), ficou na 30ª colocação no ranking nacional dos 400 metros rasos, com o tempo de 1’20”56.
 
TÊNIS DE MESA
 
A equipe de tênis de mesa, composta por quatro alunos-atletas (masculino e feminino) participou das competições em equipes, duplas e individual. Ambos os naipes foram eliminados nas fases classificatórias. O enfretamento foi contra Mato Grosso do Sul, São Paulo, Amazonas e Pará.
 
“A competição proporcionou uma grande experiência aos atletas, tendo em vista que todos só tinham participado de disputas oficiais em Roraima. São atletas jovens e trocaram experiência com outros já experientes e perceberam a necessidade de treinar mais para as competições futuras”, avaliou o técnico Marcelo Calixto Mineiro.
 
Judô evolui 
 
O aluno-atleta de Judô, Mhayos Correia, da Escola de Aplicação da UFRR, venceu a primeira luta contra o Tocantins, perdeu a segunda para o Espírito Santo e a terceira para o Amazonas, na repescagem. Ramon Lucena (Escola Estadual Ana Libória), perdeu para o Paraná e Brenda Lima, da Escola Estadual Tancredo Neves, perdeu para o Amapá e ganhou de wazari, e quando faltavam 30 segundos para o fim da luta, no momento da defesa ela atacou, errou o golpe e foi imobilizada.
 
Na disputa em equipe, o naipe masculino perdeu para o Goiás por 3 x 2. Na avaliação do técnico da modalidade, Sérgio Borba, apesar de não ter conseguido classificar atletas entre os sete primeiros lugares, que é a colocação que conta para fins de classificação individual, o judô infantil roraimense demonstrou uma evolução bastante satisfatória, tendo sido percebido em combates que antes eram impossíveis de serem vencidos.
 
“O judô é uma modalidade que, apesar de ser individual, depende muito do intercâmbio com outras federações para ser desenvolvido em níveis aceitáveis e nossa condição geográfica não nos favorece por conta da distância, mas a fé e a perseverança e nosso quadro evolucional tem mostrado que temos sim condições de nos tornarmos grandes vencedores”, complementou Borba.
 
GINÁSTICA RÍTMICA
 
Roraima foi representado por duas alunas-atletas na modalidade de Ginástica Rítmica. Na avaliação da técnica da modalidade, Renata Medeiros, o fator mais positivo identificado na competição foi a garra de cada uma das meninas em melhorar as performances e corrigirem os erros e medos. “A modalidade está crescendo e nossas alunas-atletas aprendendo a cada dia junto das melhores ginastas do Brasil”, frisou.
 
Equipes coletivas em disputa dia 12
  
As modalidades coletivas iniciam as disputas nos Jogos Escolares da Juventude no dia 12 de novembro. Roraima será representado por 87 alunos-atletas, nas modalidades de basquete, futsal, handebol e vôlei, nos naipes masculino e feminino.
 
Esses alunos-atletas chegam a Belém no dia 12 de novembro e ficam até o final das competições, dia 16, caso sejam classificados e entrem na disputa por medalhas. São estudantes das escolas Ayrton Senna, Padre José Monticone (Mucajaí), Instituto Batista de Roraima (IBR), Objetivo e Maria dos Prazeres Mota.
 
Os Jogos Escolares da Juventude, promovidos pelo Comitê Olímpico
Brasileiro (COB) e parceiros (Ministério dos Esportes e Organizações Globo) são considerados o maior evento estudantil esportivo
do Brasil. É realizado em duas etapas - em cidades diferentes -, com faixas etárias distintas: de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos, respectivamente.
 
A participação de Roraima na competição foi viabilizada pelo Governo do Estado, que adquiriu os bilhetes aéreos individuais dos participantes da disputa, entre alunos-atletas, técnicos e dirigentes.
 
ETAPA MIRIM
 
Na etapa mirim, que ocorreu em setembro em Natal (RN), Roraima ganhou medalha de ouro no basquete masculino – representado por alunos da Escola Estadual São José – e bronze no voleibol masculino (Escola Maria dos Prazeres Mota).

Últimas Postagens