Shéridan recebe premiação
A secretária da Promoção Humana e Desenvolvimento, Shéridan de Anchieta recebeu, nesta sexta-feira (08), durante o 12º Seminário Binacional de Gestão Pública, realizado em Portugal, duas premiações pelo trabalho desenvolvido na Rede Viva. O “Diploma de Destaque Luso-brasileiro em Gestão Pública” e a “Medalha de Destaque Luso-brasileiro em Gestão Pública” são concedidos a gestores brasileiros que se destacaram por desenvolverem programas e projetos que contribuem para o desenvolvimento econômico, social, ambiental e cultural dos Estados.
O evento incluiu mesas redondas e visitas técnicas focando as áreas de planejamento urbano, economia, modernização administrativa, descentralização, inovação, finanças, urbanismo, meio ambiente, espaços verdes e espaços públicos, turismo, reabilitação urbana, licenciamento urbanístico, gestão de bairros, educação, recursos humanos, proteção civil, economia, inovação, modernização administrativa e descentralização, valorização e tratamento de resíduos sólidos, ação social, saúde, cultura, habitação social, proteção à criança e aos jovens, desporto, juventude, abastecimento da região urbana, mobilidade e infraestrutura.
Ainda durante a programação do evento, a secretária Shéridan de Anchieta ministrou uma palestra sobre a Rede Viva, que incluiu informações sobre os serviços oferecidos pelas quatro unidades (Viva Criança, Viva Comunidade, Viva Melhor Idade e Viva Juventude), ressaltando a contribuição da Rede na melhoria da qualidade de vida dos usuários atendidos.
O Seminário teve como objetivo apresentar às autoridades governamentais brasileiras os avanços alcançados pela moderna gestão pública do Município de Lisboa, Portugal, o qual é considerado modelo de excelência urbanística/cultural no contexto das municipalidades européias e, também, conhecido mundialmente pela excepcional qualidade de vida assegurada à sua população.
Neste contexto, a Rede Viva representou a nova Política de Assistência Social desenvolvida em Roraima, concentrando diversos serviços especializados para atender aos mais diferentes públicos em unidades descentralizadas. O objetivo da rede é priorizar o atendimento às pessoas com deficiência, idosos, jovens e crianças em situação de vulnerabilidade social ou que tiveram os seus direitos violados.
“Estou muito feliz com este reconhecimento. Hoje somos considerados referência nacional e internacional no que diz respeito à política pública de assistência social, um orgulho para Roraima”, disse Shéridan de Anchieta.
Durante o Seminário foram apresentados e analisados cenários e oportunidades para acordos, negócios e parcerias envolvendo grupos empresariais dos dois países, com foco nas áreas de infraestrutura, saneamento, habitação, transporte e mobilidade urbana.
OUTRAS PREMIAÇÕES
Em 2012, uma das unidades da Rede Viva, o Viva Comunidade (Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência), se tornou referência para o País e foi reconhecido nacionalmente com o prêmio “Destaque Nacional em Desenvolvimento Sustentável e Responsabilidade Social”, concedido pelo Instituto Ambiental Biosfera.
Além de ter recebido certificado de menção honrosa do prêmio “Construindo a Nação 2012”, que reconhece instituições de ensino públicas e privadas que desenvolvem ações práticas para solução de problemas da comunidade onde suas unidades estão inseridas.