Avaliação do MEC nas série finais
No período que vai de 11 a 21 de novembro, estudantes de todo o país serão submetidos às avaliações do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB), por meio da Prova Brasil, Avaliação Nacional da Educação Básica (Aneb), e Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA), esta última, uma novidade dentro do SAEB.
Em Roraima, estudantes de 264 instituições de ensino da Capital e interior participarão das avaliações que têm como principal objetivo realizar um diagnóstico e verificar a qualidade do ensino ofertado nas escolas públicas do país nas esferas estadual, municipal e federal.
A Prova Brasil é direcionada aos alunos do 5° ano e do 9° ano do Ensino Fundamental. Participam desta avaliação as escolas que possuem, no mínimo, 20 alunos matriculados nas séries/anos avaliados.
Já a ANEB é voltada aos estudantes do 3° no do Ensino Médio e é realizada de forma amostral para avaliar a qualidade, a equidade e a eficiência da educação brasileira. Apresenta os resultados do país como um todo, das regiões geográficas e das unidades da federação.
A novidade do SAEB deste ano fica por conta da ANA, avaliação censitária realizada pela primeira vez com os estudantes do 3° ano do Ensino Fundamental, com a intenção de avaliar os níveis de alfabetização e letramento em Língua Portuguesa, alfabetização Matemática e condições de oferta do ciclo de alfabetização das redes públicas.
A Prova Brasil e ANEB são avaliações realizadas a cada dois anos, enquanto a ANA será anual. Estas avaliações do SAEB são importantes porque irão apresentar um parâmetro da educação no Brasil.
Também por meio destas avaliações será realizado o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e das taxas de aprovação nas modalidades de ensino.
De posse dos resultados, será possível ainda direcionar as ações e a elaboração de políticas públicas para o aprimoramento da oferta do ensino. Em todo o Brasil, a aplicação das avaliações está sendo coordenada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).
Em Roraima, as provas serão aplicadas em 117 escolas estaduais, 133 escolas municipais, 11 instituições particulares e três federais, em horário normal de aula. Outras informações sobre o SAEB estão disponíveis no site www.inep.gov.br.