00:00:00

Alô, População!

DICAP disponibiliza telefone 0800 para a população.


0800 para população denunciar
 
Com o objetivo de auxiliar a população em casos de denúncias relativas ao Sistema Prisional, a Divisão de Inteligência e Captura (DICAP) da Secretaria Estadual da Justiça e da Cidadania implantou um telefone 0800 em sua unidade, que funciona em forma de plantões 24 horas, todos os dias da semana.
 
O novo número, 0800 280 9535 foi disponibilizado pela Dicap para atender principalmente informações a respeito de pessoas que estão foragidas do sistema.
 
Neste ano, de janeiro até o momento, segundo dados da SEJUC/RR, 104 reeducandos fugiram da Penitenciária do Monte Cristo e no mesmo período a Dicap, com o auxílio das demais Instituições Policiais do Estado (PM, PC, Guarda Municipal, PF, PRF) recapturou 84 fugitivos.
 
De acordo com o secretário da Sejuc, Waney Vieira (Coronel QOCPM), a maioria dessas recapturas só foram possíveis com o auxílio da população, que efetuou denúncias por meio dos telefones disponibilizados pela segurança pública estadual para este fim.
 
“A população de Roraima tem contribuído conosco, denunciando sempre que possível. Isso auxilia as equipes que atuam na área de capturas e recapturas de foragidos no estado. Esse telefone 0800 que estamos disponibilizando é de suma importância para o sistema, pois permitirá obtermos informações com mais velocidade e exclusividade. Esse fator facilita o trabalho de análise da denúncia, transformando o informe em informação concreta com mais rapidez, o que nos permite priorizar as ações investigativas realizadas pelas equipes operacionais” enfatiza o secretário.
 
Além dos telefones disponibilizados para denúncia, no intuito de melhorar a área de segurança prisional, a Dicap mantém um moderno banco de dados com mais de 2000 cadastros de infratores, de pessoas com histórico prisional, foragidos do sistema ou com mandados de prisão em aberto, por meio de dados pessoais como nome, apelido, filiação, endereço e ainda se o indivíduo possui ou não tatuagens (o banco tem um registro com mais de 1.600 tatuagens).
 
Como ferramenta de auxílio, a Dicap possui ainda o Canaimé, um eficiente sistema de informação, próprio da Divisão.  O programa permite gerenciar todas as atividades relativas ao sistema prisional, tanto na área administrativa quanto na área que diz respeito ao cotidiano dos apenados, tais como atividades laborais, visitas de familiares, saídas para atendimento médico, dentre outras. Nele estão catalogadas imagens dos infratores - face e sinais particulares, bem como áreas tatuadas, para que nas abordagens os policiais possam contar com uma gama maior de dados que auxiliem na prisão dos infratores.
 
Segundo Waney, todas essas ferramentas utilizadas pela Dicap são um avanço no sistema que permitem uma melhor resolução dos trabalhos, com mais eficiência e transparência, gerando benefícios para toda a sociedade.
 
Além do novo número disponibilizado pela DICAP, a população, quando souber do paradeiro de algum infrator procurado pela policia pode contribuir com a segurança do estado denunciando também pelo 0800 95 1000, 197 ou 190, ou ainda via celular da Dicap (95)   9139 9529, e também pelas páginas do facebook http://www.facebook.com/dicaprr.dicap, ou http:www.facebook.com/sejucrr.sejuc. As informações repassadas são sigilosas e ao ligar, o indivíduo não precisa se identificar.

Últimas Postagens