00:00:00

HIV/Hepatite/Sífilis

Cerca de 200 testes rápidos serão realizados neste sábado, no HCM.


Roraima contra o câncer
 
A Coordenação da Campanha Roraima contra o Câncer, dentro da programação do Novembro Azul, definiu o cronograma de atividades para o dia “D”, neste sábado, 09, no Hospital Coronel Mota (HCM), das 7h às 13h. Serão oferecidas mais de 1.500 consultas clínicas para homens, a partir dos 18 anos. Na programação serão realizados atendimentos com pelo menos 30 médicos nas especialidades de urologia (que farão os exames de próstata), buco-maxilar (que farão a avaliação para detecção de câncer de boca), cardiologista, clínico geral, dermatologista, endocrinologista, oftalmologista, além de consultas de geriatria e ambulatório com cirurgião geral.
 
Segundo Erineuda Teixeira, diretora do Hospital Coronel Mota, antes de ser encaminhado às consultas, o paciente passará por uma triagem, onde será feita a medição de altura, pesagem, aferição de pressão arterial, teste de glicemia e avaliação do Índice de Massa Corpórea (IMC), este último, para os pacientes diabéticos.
 
Além das consultas, serão disponibilizados exames de pele (para detecção de hanseníase), imunização com vacinas antitetânica, febre amarela e hepatite, exames de PSA( para detectar câncer), testes rápidos para HIV, Hepatite e Sífilis, eletrocardiogramas e, se necessário, realização de raio-x (sob avaliação do cardiologista). Uma das novidades de 2013, é a a participação de uma nutricionista que fará atendimento prioritário aos pacientes com diabetes, esclareceu Erineuda.
 
No mês reservado aos homens, a ação vai contar também com palestras educativas sobre hanseníase, alimentação saudável, tuberculose, entrega de folderes e de preservativos. No total, pelo menos 200 pessoas estarão envolvidas nesta ação conjunta das Secretarias Estaduais de Saúde e da Promoção Humana e Desenvolvimento.
 
Entre as prioridades estão os testes rápidos porque são exames que, no cronograma do SUS, necessitam de um tempo maior para entrega do resultado, e no dia “D”, a resposta será imediata, e dependendo do resultado o paciente já passa para o atendimento especializado, se for necessário, finalizou Erineuda.
 
VASECTOMIA
 
Outra novidade pare este ano, será a realização de cinco cirurgias de vasectomia, de pacientes encaminhados pelo Centro de Referência de Saúde Mulher (CRSM). 
 
E se alguém se interessar pelo serviço poderá iniciar o processo, no próprio dia “D”.

Últimas Postagens