00:00:00

Tecnologia/Mostra

Alunos do EMIP mostram tecnologias


Nesta quinta-feira (07), das 8h30 às 12h, os estudantes do 4° ano do curso Técnico em Informática da Escola Estadual Gonçalves Dias promoverão a III Mostra Tecnológica do Ensino Médio Integrado e Profissional (EMIP). O evento será na própria instituição de ensino.
 
Serão apresentados sete trabalhos produzidos por 15 estudantes que realizaram o estágio do referido curso no Núcleo de Tecnologia/Programa Nacional de Tecnologia Educacional (PROINFO)/Fundação Universidade Virtual de Roraima (UNIVIRR), no período de abril a outubro deste ano.
 
A coordenadora do Proinfo, Soraya Magalhães informou que antes de iniciarem o estágio, os estudantes participaram de seis cursos de capacitação ofertados pelo Profinfo, com carga horária de 20h cada curso, perfazendo um total de 120h.
 
Programas e linguagens de computadores estiveram entre os temas da capacitação, que serviram de preparação para o início do estágio no Proinfo. Segundo Soraya, os estudantes vêm evoluindo a cada ano.
 
“Este já é o terceiro ano que recebemos estagiários do EMIP no Proinfo. Percebemos que a cada ano, os alunos se superam no desempenho. Alguns já encerram o curso e automaticamente já são contratados por empresas da área”, destacou Soraya.
 
Entre os temas conteúdos que foram trabalhados pelos estudantes, estão: “Manutenção e Configuração de computadores”, “Conhecimento de Hypertexto Markup Language – HTML e CSS”, “Bancos de dados com foco em MySQL”, “Gerenciador de Hypertext Preprocessor – PHPMyAdmin”, “Gerenciador de Conteúdo web e “Comércio Eletrônico”.
 
Já os trabalhos criados pelos alunos com base nos conteúdos, que serão apresentados na Mostra são: “Sistemas de vendas web”, “Doce café”, “Beauty Power”, “Sistema de gerenciamento de cosméticos”, “Sistema Informativo”, “Sistema de gerenciamento empresarial – SEL” e “Solução para substituição do Metasys UCA”.
 
EMI
 
A modalidade de Ensino Médio Integrado (EMI) foi implantada no Estado de Roraima em 2008, por meio do Decreto 5.154/04 do Governo Federal, que prevê a integração do Ensino Médio Regular ao Ensino Técnico. Por meio desta modalidade de ensino, o estudante une a formação geral (Educação Básica) e a formação técnica.  
 
Ao concluir os estudos, os alunos estão aptos a ingressar no mercado de trabalho. Na maioria das vezes, ainda no decorrer do curso, os alunos encontram oportunidades de trabalho durante os treinamentos e estágios junto a empresas parceiras. Atualmente, seis escolas estaduais oferecem cursos técnicos profissionalizantes: Escola Maria das Dores Brasil (Técnico em Administração), Escola Ana Libória (Técnico em Informática pra Internet).
 
E ainda Escola Major Alcides (Técnico em Manutenção e Suporte em Informática), Escola Ayrton Senna (Técnico em Hospedagem), Escola Padre José Monticone em Mucajaí (Técnico de Manutenção e Suporte em Informática) e Escola Gonçalves Dias (Técnico em Informática).
 

Últimas Postagens