00:00:00

RR contra o câncer

Novembro azul vai trabalhar ações de prevenção contra câncer de próstata.


Campanha foca o homem
 
A campanha Roraima Contra o Câncer vai ganhar uma nova tonalidade, a cor azul. Em novembro será a vez dos homens receberem uma série de serviços e atividades de prevenção e conscientização contra o câncer.
 
A campanha que teve início em outubro, focando o câncer de mama é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio das Secretarias Estadual de Saúde (Sesau) e da Promoção Humana e Desenvolvimento (SPHD).
 
De acordo com a gerente do Núcleo de Ações Programáticas de Saúde do Homem, Maria Liduina Camêlo Melo, o Novembro Azul vai acontecer em âmbito nacional para sensibilizar os homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças masculinas.
 
“A campanha terá a missão de orientar a população masculina a cuidar melhor da saúde e procurar o médico com mais frequência. Os homens são mais resistentes à ideia de ir regularmente ao urologista e, por isso, acabam descobrindo a doença em estágio já avançado”, alerta a gerente.
 
Conforme dados do Laboratório de Patologia de Roraima, o câncer de próstata foi segundo câncer com maior incidência no estado, com 48 casos. Os dados são de 2012. As informações referente ao ano passado percebe um leve acréscimo comparado a 2011, que registrou 43 casos da doença.
 
MOBILIZAÇÃO
 
O dia D da campanha no estado será 09 de novembro, no Hospital Coronel Mota (HCM), das 7h às 13h, onde 35 médicos, entre urologistas, geriatras, clínicos gerais, endocrinologistas, cardiologistas dermatologistas, cirurgiões buco-maxilo e cirurgião geral vão prestar atendimento aos homens.
 
Segundo a diretora do HCM, Erineuda Teixeira, a intenção é fazer uma força tarefa para oferecer consultas com vários especialistas, além de exames e orientações. “Queremos lembrar que este dia é somente do homem, ele receberá toda assistência dos profissionais e informações importantes sobre o cuidado da sua saúde”, salienta.
 
Além das consultas, os homens terão acesso a exames de próstata, vacinação, teste rápido de Hepatite Be HIV, exame de VDRL distribuição de preservativo, exames de pele para hanseníase, triagem de glicemia, verificação de pressão arterial, informações sobre tuberculose e prevenção sobre câncer oral.
 
Também nesse dia serão realizadas seis procedimentos de vasectomia de pacientes previamente agendados.

Últimas Postagens