Canarinho será CT na Copa
O estádio Canarinho integra lista elaborada pelo Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo de 2014, como uma das opções de Centro de Treinamento de Seleções (CTS) das equipes classificadas para a competição, que será realizada nos meses de junho a julho do próximo ano no Brasil. O catálogo com as informações sobre os candidatos foi lançado nesta semana em São Paulo.
Entre os 83 locais divulgados pelo COL na última edição da lista estão três da região Norte: o estádio Milton Corrêa, em Macapá, o estádio Mangueirão, em Belém, e o estádio Flamarion Vasconcelos, em Boa Vista. Apesar de ser cidade-sede de jogos da Copa do Mundo, Manaus não aparece entre as selecionadas, por não ter apresentado proposta para abrigar Centro de Treinamento.
De acordo com o secretário estadual de Projetos Especiais, Orlando Martins, o processo de revitalização completa do estádio Canarinho já estava em fase de elaboração, quando surgiu a possibilidade de Roraima se tornar um CTS na Copa de 2014. Na ocasião, em 2010, o Governo do Estado se propôs a adequar todo o projeto aos padrões rigorosos exigidos pela Federação Internacional de Futebol (Fifa).
A empresa contratada pelo COL para avaliar os interessados em se tornar CTS esteve em Roraima em 2010 e faz visitas contínuas a cada trimestre para verificar o andamento das obras e a estrutura da cidade. Entre os itens condicionantes analisados pelo COL para aprovação dos locais estão: mobilidade urbana, estrutura hoteleira e aeroportuária, educação, saúde, e, principalmente, o campo de futebol.
Por ter sido aprovado nessas avaliações periódicas, o estado passou a fazer parte do catálogo do COL. O secretário explica, porém, que a inclusão na publicação não garante que Roraima será um CTS, mas passa a ser uma opção de local de treinamento para uma das seleções que participarão do mundial de futebol, principalmente as que disputarão os jogos no Amazonas.
Ele ressalta que a escolha é das confederações dos times selecionados, que terão diversas cidades do País como opção de local para hospedagem na fase de treinos da Copa do Mundo de 2014. O secretário destaca ainda a necessidade de conclusão da reforma do estádio até fevereiro do próximo ano, para que Roraima continue incluso na lista como opção de CTS.
Segundo Orlando Martins, o governo está empreendendo todos os esforços para finalizar a obra no prazo determinado pelo COL e habilitar o estádio Canarinho como Centro de Treinamento. Há 15 dias, uma equipe do Comitê Organizador esteve em Roraima e, de acordo com o secretário, manifestou apoio ao Governo do Estado nas reivindicações junto ao Ministério do Esporte, a fim de que o repasse de verbas para realização da obra seja feito de forma mais regular e contínua, facilitando a conclusão dos serviços.