Melhoria alimentar das famílias
O Núcleo de Ações Programáticas de Alimentação e Nutrição, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) participa nesta sexta-feira (1º) da videoconferência sobre o Sistema Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. A programação está prevista para iniciar, às 9h, na Universidade Virtual de Roraima(UNIVIR), no bairro Pricumã.
videoconferência vai contar com a presença do João do Nascimento, representante do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) como um dos palestrantes. Participam também do encontro gestores municipais, membros do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e membros de instituições não governamentais.
Na reunião serão tratadas as diretrizes para implantação da Comissão Intersetorial de Segurança Alimentar (Caisam). Além de esclarecer aos participantes de que forma atua o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional de RR (Consea), entidade promotora da videoconferência.
Outro ponto que promete esquentar os debates será a atuação dos conselhos municipais, de forma que ações conjuntas possam ser desenvolvidas no sentido de proporcionar à população o direito à alimentação saudável, previsto no artigo 6º da Constituição Federal.
Segundo Maria do Livramento, gerente do Núcleo de Ações Programáticas de Alimentação e Nutrição, o momento será de apresentar aos gestores municipais o papel do CONSEA/RR, bem como as políticas de trabalho desenvolvidas em Roraima e discutir a importância da implantação dos conselhos municipais.
Livramento esclareceu ainda que esses encontros fazem parte do processo de articulação estadual para criação dos conselhos municipais. “A meta é envolver todos no processo de construção de ações que tratem da segurança alimentar de forma ampla, articulando também as áreas de saúde e educação”. “Esse é o caminho para chegarmos ao maior número de pessoas, envolvendo as áreas sociais, e com isso eliminando desafios como a deficiência de vitaminas nas alimentações de muitas famílias roraimenses”, complementou.
CONSEA
O Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional de RR (Consea/RR), foi criado pela Lei Estadual nº 409, de 12 de dezembro de 2003. É um órgão colegiado autônomo de parceria do Governo do Estado com a Sociedade Civil, e é vinculado a Secretaria de estado do Trabalho e Bem Estar Social (SETRABES).
O Conselho é composto de 18 entidades civis e governamentais. Uma das principais finalidades do Consea é a propor ações de segurança alimentar e nutricional que possam garantir o direito a uma alimentação saudável, como uma das necessidades essenciais ao bem estar, independente da classe social.