Dois policiais de Roraima participam em Cáceres, no Mato Grosso, do curso de Policiamento em Vias Hídricas nas Fronteiras, promovido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Senasp/MJ).
Como mais de 9 mil km da faixa de fronteira do Brasil com outros países da América do Sul é composta por rios, lagos e canais, a meta é reforçar o patrulhamento nessas regiões. Participam da capacitação 30 policiais civis, militares e federais dos estados de Amapá, Pará, Roraima, Amazonas, Acre, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
De Roraima participam o Tenente PM Wesley Fernando Almeida dos Santos e o agente carcerário Jamerson Soares de Melo. O curso de duas semanas termina no dia 1º de novembro, totalizando 90 horas-aulas de atividades práticas e estudos teóricos.
Segundo o secretário de Segurança Pública de Roraima, Francisco Sá Cavalcante, o curso objetiva preparar os profissionais para o patrulhamento de rotina, abordagens e operações policiais com o uso de embarcações, visando a prevenção e repressão de ilícitos penais e transfronteiriços praticados em vias hídricas e na faixa de fronteira, tais como o tráfico de pessoas, contrabando e descaminho, tráfico de drogas, armas e munições, delitos ambientais entre outros.
Esses policiais, segundo ele, serão multiplicadores de conhecimento no enfrentamento ao crime em seus estados. Observa o secretário, que o curso vai padronizar procedimentos operacionais comuns em regiões de fronteira.