Emenda de Jucá é elogiada
A ministra Eleonora Menicucci, da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, esteve hoje (29), em Boa Vista, na entrega do primeiro ônibus que servirá de base para o trabalho de combate a violência contra a mulher, e agradeceu o empenho do senador Romero Jucá nesta ação. “Em nome da presidenta Dilma, em meu nome, e em nome do Governo Federal, nós queremos aqui agradecer o senador Romero Jucá, pois é dele a emenda que possibilitou os recursos para a concretização das unidades móveis que nós estamos entregando aqui no Estado de Roraima. Por isso fiz questão que o senhor estivesse aqui e no lançamento dos ônibus lá em Brasília”, disse a ministra.
O programa Mulher, Viver Sem Violência, tem como objetivo: a criação da casa da Mulher Brasileira; a ampliação da central 180; a organização dos serviços de saúde; o centro de atendimento às mulheres nas fronteiras; campanhas continuadas de conscientização e unidades móveis, os ônibus, que servirão de base para o combate a violência contra a mulher. O Estado de Roraima receberá mais um ônibus, a construção da Casa da Mulher Brasileira que será no bairro São Vicente e dois centros de atendimento nas fronteiras, um em Bonfim e outro em Pacaraima. Os investimentos em todo país somam R$ 305 milhões.
O senador Romero Jucá falou sobre a importância deste trabalho para Roraima. “Além das ações curativas de repressão, de combate, de enfretamento, nós temos que tratar a questão educacional da pessoa que comete esta violência. Na integração da família, na recuperação do agressor e da vítima, na agregação do lar, para que um dia nós possamos erradicar este tipo de violência. Hoje nós já sentimos a diferença destas ações com a lei Maria da penha e com os programas dos estados, prefeituras e do governo federal”, destacou Jucá.
Coordenador do Movimento Roraima Forte
Na noite desta segunda-feira (28), foi lançado em Boa Vista, o movimento suprapartidário Roraima Forte. Políticos, profissionais liberais, empresários, estudantes e lideranças populares estiveram presentes, no Espaço Nobre, onde foi assinada a carta compromisso com eixos que exprimem o norte do Movimento Roraima Forte. O coordenador do movimento é o senador Romero Jucá. “Este movimento é maior que cada um de nós, a força que está representada aqui, a força de Roraima, é maior do que a força somada individualmente de cada um de nós. Juntos nós somos muito mais fortes. Nestes 25 anos vivemos muitos momentos de vitórias e momentos de dificuldades, mas nós queremos muito mais. Portanto, este movimento irá discutir o que nós queremos de fato para o nosso futuro”, disse o senador.
No evento estavam presentes o governador José de Anchieta (PSDB), o vice- governador, Chico Rodrigues (PSB), a prefeita de Boa Vista, Teresa Surita (PMDB), o vice-prefeito, Marcelo Moreira (PSDB), o presidente da Assembléia, Chico Guerra, os deputados federais Édio Lopes (PMDB), Urzeni Rocha (PSDB), Chico das Verduras (PRP), o ex-deputado federal, Delegado Francisco (PRP), o secretário municipal de Educação, Rodrigo Jucá (PMDB), os deputados estaduais, Ionilson Sampaio (PSB), Coronel Chagas (PRTB), Ângela Águida Portela (PSC), Erci de Moraes (PPS), Marcelo Cabral (PMDB), Janio Xingu (PSL) , Geroge Melo (PSDC), Célio Wanderley (PSDB), Aurelina Medeiros (PSDB) e Chicao da Silveira (PDT), além de prefeitos do interior e vereadores da capital e interior.
Nos cinco eixos do Movimento Roraima Forte estão elencados: a autodeterminação e liberdade com a independência da União para resolver questões do Estado; a produção e o empreendedorismo com o incentivo para pequenos, médios e grandes produtores de Roraima; a consolidação da infraestrutura com energia, pavimentação e saneamento em todo Estado; o serviço público de qualidade com servidores valorizados e com condições favoráveis de trabalho; e por fim uma gestão moderna e eficaz com trabalho, ágil, descentralizado e simplificado.