00:00:00

Iracema

Estado e Prefeitura pactuam medidas para melhorar a saúde da região.


Gestão da saúde em Iracema
 
O secretário de Saúde do Estado, Alexandre Salomão, recebeu na manhã desta segunda-feira (28) o prefeito Rarison Nakyama do município de Iracema e mais cinco vereadores da Câmara Municipal, para tratar assuntos pertinentes à saúde da população. O encontro serviu para estreitar ainda mais a parceria entre os gestores, além de assumir alguns compromissos em prol dos 8.795 habitantes localizados a 93 Km da capital.
 
Na pauta do dia estiveram assuntos como o aprimoramento no atendimento e o fluxo na Unidade Mista Irmã Camila (UMIC), a execução de alguns serviços essenciais como exames laboratoriais e de raio-X. Na oportunidade, foi citado que dente os 14 municípios do interior, a gestão de Iracema é a primeira gestão municipal a solicitar a parceria efetiva do Estado nas questões de saúde pública.
 
O primeiro ponto acordado, foi que a gestão permanecerá compartilhada, e para a confirmação dessa dobradinha entre, estado e município, será feito pactuação em CIB (Comissão Intergestores Bipartite). Para fortalecer a rede de atenção à saúde oferecendo alguns exames laboratoriais, como pré-natal e outros importantes à população, o estado entrará com os insumos, em contrapartida o município fará o laboratório funcionar com a contratação de profissionais.
 
Outro ponto que será analisado pela gestão estadual é o fluxo de atendimento na unidade e as consultas médicas, além de conscientizar à população que a UMIC é uma unidade de urgência e emergência e não de Atenção Básica.
 
O Estado fará ainda este ano a adequação de uma sala de raio-x, e vai custear a baritagem do setor radiológico, uma vez que o aparelho do município está sem funcionar em um local adequado. Até o momento, o prefeito não tinha encontrado uma alternativa.
 
O secretário de Saúde, ressaltou um aspecto importante da conversa, que durou um pouco mais de uma hora: a preocupação do prefeito e bancada de vereadores em juntos com o estado encontrar soluções aos desafios, e não apenas querer transferir problemas. “Louvável a iniciativa da Prefeitura e dos parlamentares. Isso, demostra a preocupação com a saúde pública de Iracema como um todo, e não apenas transferir problemas para outra gestão. Mas sim, criar uma solução coletiva que melhore as condições de saúde da população”, disse parabenizando pela iniciativa.
 
Salomão garantiu, o Estado está de portas abertas e o que estiver ao alcance da gestão será feito. “Temos todo o interesse de fazer acontecer o fortalecimento de politicas públicas de saúde. Com isso, Iracema caminhará com as suas próprias pernas”. “Estamos de braços abertos para outros municípios que queiram dialogar e encontrar o melhor para a sua população”, acrescentou.
 
SATISFAÇÃO
 
 
O prefeito de Iracema relatou que a iniciativa da conversa com o titular da Saúde, foi decidida depois de uma conversa anterior com o Poder Legislativo Municipal. “Constatamos que a saúde de Iracema deveria melhorar ainda mais, e para isso, precisamos da parceria do Estado”, concluiu.
 
Para Nakyama, o ganho maior com a parceria estabelecida é para a população. “Em breve, as pessoas não precisarão se deslocar para Caracaraí e nem para a capital. Só quem tem a ganhar é a população”, avaliou.
 
O prefeito frisou ainda que sabe das dificuldades que passa tanto o município quanto o Estado, mas juntos conseguirão mudar a vida de muitas pessoas.
 
Todos os vereadores avaliaram a reunião como positiva. Na oportunidade, enalteceram a postura do secretário de Saúde, por está aberto em atender as reivindicações da população. Os cinco vereadores eram: Francisco das Chagas (Kiko), Jailson Barbosa (Pezão), José lIma de Souza (Zé Cota), Antônio Marcos Brito e Willys Meal Costa.

Últimas Postagens