00:00:00

Meio Ambiente

Alunos se reúnem por três dias em conferência estadual.


66 escolas discutem ecologia
 
Discutir mudanças ambientais globais a partir de quatro subtemas: água, fogo, terra e ar e a melhor forma de transformar a escola em espaço educador sustentável serão as principais pautas de diálogo nos próximos três dias (29, 30 e 31 de outubro) no auditório do EcoPark, quando ocorre a IV Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, com o tema “Vamos cuidar de Roraima com escolas sustentáveis”. A abertura será nesta terça-feira, às 16 horas.
 
Das 66 escolas participantes (um aluno e um professor por unidade), 41 estão concentradas na Capital, 19 nos municípios do interior e seis em áreas indígenas. “É importante frisar que se trata de um processo de diálogo e participação no qual as pessoas se reúnem, discutem, planejam, elaboram, deliberam coletivamente e escolhem os representantes que levarão adiante as ideias e propostas discutidas no coletivo”, reforçou o chefe da Divisão de Educação Ambiental, Tácio Raposo, da Secretaria Estadual de Educação e Desportos (SEED).
 
As escolas participantes já realizaram as conferências individuais e elegeram seus representantes, por meio da Conferência na Escola – momento em que estudantes, professores e demais interessados reúnem-se para dialogar sobre como transformar a escola em espaço educador sustentável, com vistas no aprofundamento das discussões na versão estadual do evento. 
Cada escola buscou o fortalecimento das Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida, as Com-Vida. A partir dessa ação foi possível o desenvolvimento de projetos e criação de material de educomunicação para divulgar amplamente as atividades de meio ambiente e sustentabilidade desenvolvidas pelas unidades escolares.
 
PROGRAMAÇÃO
 
Durante os três os dias de conferência os participantes ficarão hospedados no EcoPark. O credenciamento ocorre das 10h às 16 horas do dia 29 de outubro. A cerimônia de abertura será às 16 horas, seguida da leitura e aprovação do regimento, apresentação de pauta de atividades e manifestação cultural.
 
As atividades serão retomadas na manhã do dia 30, com apresentação de projetos das 08h às 12 horas, com continuidade no turno vespertino. Haverá palestras sobre Educação Ambiental, Escolas Sustentáveis e Política Estadual de Educação Ambiental nas escolas da rede pública estadual. Às 18 horas será apresentado o produto final das discussões realizadas ao longo dos três dias de atividades e escolha dos 20 delegados que representarão Roraima na edição nacional do evento, em novembro deste ano, em Brasília (DF).
 
CAPACITAÇÃO
 
Paralelo à Conferência, a Divisão de Educação Ambiental da Secretaria Estadual de Educação e Desportos promoverá um encontro com educadores ambientais – os professores que estão representando as escolas participantes. “É um momento para fortalecermos o trabalho na escola e planejar as atividades para o próximo ano, em uma perspectiva de formar o professor mesmo estando em sala de aula”, frisou Tácio Raposo.
 
Outra capacitação ocorreu na semana passada (de 21 a 25) envolvendo os professores. As discussões foram presenciais e na modalidade a distância, totalizando 40 horas de capacitação.
 
SERVIÇO
 
O QUÊ: IV Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente “Vamos cuidar de Roraima com escolas sustentáveis”
QUANDO: De 29 a 31 de outubro de 2013
LOCAL: Auditório do Ecopark (Estrada do Alto Alegre – RR-205 – 20km de Boa Vista)
HORÁRIO: Abertura 16 horas

Últimas Postagens