00:00:00

Melhorias no campo

Roraima é contemplado com entrega de motoniveladoras.


PAC 2 ajuda agricultores
 
O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) entregou a 11 prefeituras do interior de Roraima nessa sexta-feira (25), máquinas motoniveladoras que deverão ser utilizadas  para a manutenção de estradas vicinais pelos municípios. Outras quatro prefeituras vão receber os equipamentos nos próximos dias.
 
Conhecida popularmente como “patrol”, as máquinas irão se somar as retroescavadeiras que também já foram disponibilizadas aos municípios para manter em boas condições e garantir a trafegabilidade das estradas. O maquinário foi adquirido com investimento da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) do Governo Federal.
 
Segundo a delegada regional do MDA em Roraima, Célia Regina de Souza, a entrega das máquinas irá beneficiar diretamente as famílias da agricultura familiar, que em Roraima representam 80% dos estabelecimentos do campo.
 
O prefeito de Amajarí, Moacir Mota, destacou as dificuldades enfrentadas pelos municípios para fazer a manutenção das estradas e que sem o apoio do Estado e da União não é possível manter os serviços. “Hoje quem presta esse apoio efetivo é o Governo do Estado com a recuperação e pavimentação das vicinais e essas máquinas irão somar esforços para garantir a continuidade dos trabalhos no período do verão”, ressaltou.
 
O governador José de Anchieta afirmou que com os recursos escassos dos municípios, não é possível garantir a trafegabilidade nas estradas e destacou a importância do projeto de pavimentação das vicinais em Roraima. “Somos o único estado do país que asfaltamos vicinais, pois entendemos que é preciso dá condições ao produtor para escoar a sua produção e esses equipamentos repassados as prefeituras irão reforçar os trabalhos que já desenvolvemos”, afirmou.
 
Anchieta também destacou que está em processo de licitação a contratação de patrulhas mecanizadas para atender aos municípios.
Também durante o evento, a Delegacia Regional do Ministério do Desenvolvimento Agrário em Roraima e o Governo do Estado celebraram acordo de cooperação técnica para o Programa Safra 2013-2014 e a implantação do programa do Território da Cidadania na região sul e na terra indígena Raposa Serra do Sol.
 
Pelo acordo fica estabelecido a cooperação mútua para a melhoria na condição de vida e acesso aos serviços públicos e a inclusão social e econômica das comunidades do interior dos territórios da cidadania. Além de instituir o Comitê de Articulação Estadual que terá a participação das três esferas governamentais e a participação da sociedade civil organizada para promover a integração entre gestores e a articulação de políticas públicas para o homem do campo.

Últimas Postagens