Anchieta vê "Roraima Integrado"
O governador José de Anchieta fez uma série de visitas técnicas às obras de asfaltamento da RR-206 no município do Bonfim, que se inicia às margens da BR-401 e vai até a Vila São Francisco e da RR-325 que está levando asfalto desde o entroncamento da BR-174 até a sede do município de Alto Alegre passando pelas vilas de Apiau, Penha e Samauma.
As visitas aconteceram durante todo o dia de quinta-feira (24) e contou com presença do vice-governador, Chico Rodrigues, da adjunta da Secretaria de Infraestrutura (Seinf), Delchelly Roberta Oliveira e parte do corpo técnico da Seinf.
As obras fazem parte do projeto estadual Roraima Integrado que leva asfalto para as rodovias estaduais que são os principais corredores que escoam a produção agrícola de cada município.
O governador José de Anchieta destacou que os investimentos visam promover melhorias nas condições para o setor e proporcionar uma maior qualidade de vida aos produtores rurais e moradores do interior do Estado.
Ele citou como exemplo o asfaltamento da vicinal 325, que reúne milhares de pequenas e médias propriedades rurais, responsáveis por uma grande parte da produção de frutas, hortaliças, além de ter uma pecuária forte. Quando pronta vai interligar duas das regiões mais promissoras do estado.
“Essa região tem um grande potencial para produção de frutas, hortaliças e a criação de gado e com a pavimentação vamos minimizar as perdas, otimizar o transporte e consequentemente possibilitar a melhoria dos preços finais nos mercados para nossa população. Com isso todos ganham e sentem o valor real desses investimentos”, avaliou.
No último trecho de 30 km da RR-325 que ainda vai receber o asfalto, as máquinas trabalham sem cessar. Neste trecho o investimento total é de R$ 22,8 milhões. A previsão é que a obra esteja concluída com os 137 km da via totalmente asfaltados no primeiro semestre de 2014.
Já para a pavimentação da RR-206 os investimentos somam R$ 16,6 milhões nos serviços. A execução da obra foi dividida em duas frentes de trabalho que ao final vão totalizar 46,32 quilômetros de asfalto, a partir da BR-401 até a sede da Vila São Francisco.
O vice-governador Chico Rodrigues, entusiasta do setor produtivo, explicou que o projeto de asfaltamento de vicinais está transformando o setor primário roraimense com a ampliação das áreas produzidas de grãos e hortifrutigranjeiros e uma valorização das terras pode onde passam as benfeitorias.
“Alguns produtores triplicaram a sua produção com a chegada do asfalto e a facilidade de escoamento, sem falar na valorização das terras, que o asfalto e a energia elétrica estão trazendo para todas as regiões de Roraima. Isso é um fato que devemos destacar”, explicou Chico.
A Secretária-Adjunta da Seinf, Delchelly Roberta Oliveira, destacou que obras nesses municípios fazem parte da segunda etapa do Programa Roraima Integrado (PRI) e começaram no início deste ano, com previsão de término em março de 2014.
A meta do governo é entregar até o final do próximo ano aproximadamente 400 km de vicinais asfaltadas à população das localidades de vários municípios, entre elas, as da Serra Grande I e II, a de Campos Novos, a do Itã, Roxinho, a vicinal 26, em São João da Baliza, e as vicinais I em Rorainópolis, além do Paredão em Alto Alegre e São Francisco no Bonfim.