Delegação quer medalhas
Nesta quarta-feira (23), 57 integrantes da Delegação de Roraima desembarcaram em Goiânia (GO) para as competições dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBS) 2013. A competição seguirá até o dia 03 de novembro e deve reunir aproximadamente 3.000 atletas de 26 Estados da Federação e do Distrito Federal.
A abertura oficial dos JUBS será na noite desta quinta-feira (24) às 20h, no Ginásio 04 do Clube do Serviço Social da Indústria (SESI) Ferreira Pacheco (Santa Genoveva). O evento contará com a presença de diversas autoridades, entre elas, o presidente da Confederação de Desportos Universitários (CBDU), Luciano Cabral e o Ministro dos Esportes, Aldo Rebelo.
Os JUBS são divididos em duas etapas. Na primeira, que será de 25 a 27 de outubro, ocorrem as disputas das modalidades individuais de xadrez, natação, judô, atletismo e ainda vôlei de praia e basquetebol 3x3. Na segunda etapa, que vai de 29 de outubro a 02 de novembro, ocorrem as disputas das modalidades coletivas de basquetebol, handebol, futsal, voleibol.
Os atletas roraimenses que chegaram ontem (23) foram recepcionados pela presidente da Federação Universitária de Esportes de Roraima (FUER), Elaine Morellato, que já estava na cidade sede da competição.
A presidente da FUER deu as boas vindas aos atletas, repassou orientações gerais e na oportunidade, exibiu um vídeo produzido durante a Etapa Estadual dos JUBS, realizada em Boa Vista (RR), de 10 a 25 de agosto.
DISPUTAS
Nesta quinta-feira (24), os técnicos das modalidades individuais participam dos Congressos Técnicos para saber detalhes como formas de disputas, locais de competição entre outras regras e informações gerais.
Já na tarde desta quinta-feira (24), a modalidade de xadrez dará início às competições, com a realização das primeiras rodadas. A competição será nas dependências do Biss Inn Hotel e Roraima tem quatro representantes.
Amanhã (25), começam as disputas nas demais modalidades individuais. Judô, natação, basquetebol 3x3 e vôlei de praia, acontecerão no SESI e o atletismo será na pista da Pontifícia Universidade Católica (PUC).
A atleta Lidiane de Souza Cunha, da modalidade de atletismo participa pela primeira vez dos JUBS. Mas, como já tem experiência em competições nacionais (conquistou bronze no revezamento 4x75m nos Jogos Escolares da Juventude em 2007), ela disse que está com ótimas expectativas.
“Espero ficar fazer uma boa prova. Este é meu primeiro JUBS e meu desejo é ficar pelo menos entre as dez melhores da minha prova, que é os 100m”, destacou a atleta.
Quem quiser acompanhar a participação da Delegação de Roraima bem como toda a competição dos JUBS, pode acessar o site jubs2013.org.br. As disputas serão transmitidas ao vivo.
Roraima participa dos JUBS com a maior delegação da Região Norte, formada por 156 integrantes entre atletas, técnicos e dirigentes da Federação Universitária de Esportes de Roraima (FUER). Os atletas participantes são de sete Instituições de Ensino Superior de Roraima: Universidade Federal de Roraima (UFRR), Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia (IFRR).
E ainda Universidade Estadual de Roraima (UERR), Faculdade Cathedral, Faculdade Roraimense de Ensino Superior (FARES), Faculdade Estácio/Atual e Centro Claretiano. A Delegação de Roraima contou com o apoio do Governo do Estado de Roraima, que disponibilizou 99 passagens aéreas.
JUBS
Os Jogos Universitários Brasileiros (JUBS) são o maior evento esportivo universitário do país. O evento é organizado pela Confederação de Desportos Universitários (CBDU) e está na 61ª edição.
Goiânia deverá receber aproximadamente 3.000 atletas de 26 Estados e do Distrito Federal. A duração da competição é de aproximadamente duas semanas, e as despesas com hospedagem, alimentação e transporte na cidade sede da competição são de responsabilidade da CBDU.
Para garantir o andamento das atividades, uma média de 700 pessoas trabalharão em 17 áreas distintas, entre elas, alimentação, alojamento, transporte e credenciamento.
A novidade deste fica por conta da I Jornada Científica dos Jogos Universitários Brasileiros. O evento é de caráter científico com foco direcionado a temas como fisiologia, psicologia esportiva e tem a intenção de aproximar as Instituições de Ensino Superior (IES) ao Sistema Desportivo Universitário.