00:00:00

Biometria Eleitoral

Faltam pouco mais de 1.700 eleitores para TRE-RR atingir meta.


Recadastramento biométrico
 
Faltam apenas seis dias úteis para o encerramento do prazo para o Recadastramento Eleitoral Biométrico na capital e o Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) está em contagem regressiva para atingir a meta de 80% do eleitorado recadastrado, meta estabelecida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para homologar o município como apto a realizar eleições por identificação biométrica já em 2014, quando serão escolhidos presidente, governadores, deputados federais e estaduais.
 
Até 11h20 desta quarta-feira (23) 145. 701 eleitores estiveram nos cartórios da 1ª ou 5ª zonas eleitorais atualizando seus dados, sendo fotografados e cadastrando as digitais, o que representa 79,06% dos cidadãos boa-vistenses. Para chegar aos 80%, faltam apenas 1.732 eleitores. “Ontem atendemos mais de 900 pessoas nos cartórios eleitorais. Acreditamos que na sexta-feira ou no máximo na segunda, chegaremos a nossa meta. É importante que o eleitor contribua, exercendo sua cidadania e evitando o cancelamento do seu título”, disse Hermenegildo D’ Avila, secretário de Tecnologia da Informação.   
 
Movimento
 
De acordo com o secretário de Tecnologia da Informação do TRE-RR, Hermenegildo D’Avila, o movimento aumentou nas últimas semanas, mas ainda está tranquilo, principalmente no período da tarde. O eleitor está sendo atendido em pouco tempo. “Destacamos sempre que só enfrenta fila aquele eleitor que deixa para atender ao chamado da Justiça Eleitoral nos últimos dias de prazo. Nossa capacidade de atendimento é limitada, por conta do reduzido número de servidores. É importante o eleitor não deixar para o último dia”, destacou D’Avila.
 
Documentos
 
Para fazer o recadastramento basta levar documento oficial com foto, comprovante de residência dos últimos três meses e o título de eleitor. O atendimento ocorre nas 1ª e 5ª Zonas Eleitorais, localizadas na avenida Santos Dumont, n.º 760 – bairro São Pedro, e avenida Nazaré Filgueiras, n.º 2077 - bairro Pintolândia, respectivamente, no horário das 8h às 17h30.
 
Abono no trabalho
 
O eleitor boa-vistense empregado público ou empregado da iniciativa privada, que efetivar a revisão de seu cadastro eleitoral fará jus ao abono de 1 (um) dia de trabalho, sem prejuízo do salário, conforme o Artigo 48 do Código Eleitoral, Resolução 126/2013 do TRE-RR e Art. 97, inciso II, da Lei n.º 8112/1990, art. 473, inciso V, da Consolidação das Leis do Trabalho.
 
Para ter acesso ao benefício, o eleitor precisa avisar ao chefe imediato com 48 horas de antecedência sobre a ausência ao trabalho, além de apresentar declaração emitida no cartório eleitoral, confirmando o Recadastramento Eleitoral Biométrico.

Últimas Postagens