1.500 homens de RR atendidos
Como parte da campanha estadual “Roraima Contra o Câncer”, acontecerá no próximo mês, no Hospital Coronel Mota (HCM) a 5ª Ação de saúde voltada à população masculina, acima dos 18 anos. A programação da mobilização será concluída nesta terça-feira, dia 22, na unidade, a partir das 15h.
A reunião terá a participação dos coordenadores do HCM, o Núcleo Estadual de Ações Programáticas da Saúde do Homem, Vigilância Sanitária, e parceiros como Serviço Social da Indústria (Sesi) e Universidade Federal de Roraima (UFRR).
Segundo Erineuda Teixeira, diretora-geral do Hospital Coronel Mota, o encontro é para definir toda a programação para o dia D, que será realizado em 9 de novembro, das 7h às 13h. “Definiremos o número de pessoas envolvidas, além de quais procedimentos vão ser oferecidos”, afirmou.
Enquanto a campanha estadual alertou no mês de outubro, a prevenção e combate ao câncer de mama, o mês de novembro, conhecido como Novembro Azul, quer trazer à tona o Dia Internacional do Homem, comemorado em 19 de novembro, e também a importância da prevenção do câncer de próstata.
Na programação, vão ser disponibilizadas consultas com urologista, cardiologista, oftalmo, clínico geral, endocrinologista, geriatra e cirurgião geral. Pelo menos 25 profissionais estarão envolvidos, entre médicos, técnicos e enfermeiros. A expectativa é superar o ano passado. “Em 2012, conseguimos atender 1.500 homens da capital e do interior”, comentou a diretora.
Serão disponibilizados também exames de triagem como registro de peso, aferição de pressão arterial, testes de glicemia, teste rápido de HIV, teste para hanseníase, marcação de vasectomia, entre outros serviços.
A equipe de imunização atualizará os cartões de vacinas. Está previsto técnicos fazerem exames de circunferência abdominal, que identifica se o paciente tem predisposição para doenças cardíacas, além da prevenção ao câncer de próstata, a partir dos 40 anos. “O objetivo é oferecer o atendimento básico e se for necessário já encaminhar ao especialista que estará presente na ação”, ressaltou Erineuda.
Segundo o Laboratório de Patologia do Estado de Roraima, o câncer de próstata foi o segundo com maior incidência durante todo o ano de 2012, com 48 casos registrados, perdendo apenas para o câncer de pele não-melanoma com 166 diagnósticos.