Autoexame da mama e prevenção
Como parte da programação “Roraima contra o Câncer”, as mulheres que estarão no Centro de Referência da Saúde da Mulher (CRSM) participando da primeira ação da campanha, que acontece de 21 a 25 de outubro, terão a oportunidade de assistir palestras sobre a prevenção do câncer de mama. As palestras serão nos dias 21, 22 e 23, ocorrendo de maneira rotativa nos ambientes com grande concentração de mulheres, visando disseminar informações sobre a prática do autoexame e a prevenção.
A campanha é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio das Secretarias Estadual de Saúde (Sesau) e da Promoção Humana e Desenvolvimento (SPHD). A primeira ação de saúde ocorre de 21 a 25 de outubro, das 8h às 12h e das 14h às 18h, no CRSM, anexo à maternidade, no bairro São Francisco.
As palestras serão realizadas pela assistente social, Danuza Assunção Simão, e psicóloga do CRSM, Juliana Cavalcante. Segundo Danuza, a proposta é fazer uma ação dinâmica, com a utilização de uma prótese de borracha com a mesma anatomia de uma mama para incitar a mulher a conhecer o seu corpo e fazer do autoexame uma rotina. “ É importante que o autoexame se torne um hábito, que as mulheres agendem uma data por mês para aproveitar o momento do banho e fazer o exame na mama. Vamos mostrar a elas as partes anatômicas do seio para que possam saber identificar algum nódulo”, ressaltou.
A assistente social afirma que também vale lembrar que nem sempre a existência de nódulos nas mamas significam a incidência do câncer. “Em muitos casos os nódulos não são malignos, por isso é importante a mulher sempre estar atenta às mudanças do seu corpo para que seja possível verificar com rapidez se há ou não a ocorrência de câncer”, explica.
De acordo com a psicóloga do CRSM, a intenção também é quebrar paradigmas. “Muitas mulheres apresentam um medo muito grande de fazer autoexame e encontrar algum nódulo e nós queremos encorajá-las a romper esta barreira, além orientá-las sobre a prevenção e ouvir suas dúvidas e preocupações”, destaca Juliana.
Além das palestras, a proposta é oferecer atendimentos especializados em mama às mulheres registradas na unidade, que aguardam pelo serviço de saúde. A perspectiva é fazer em torno de 200 mamografias e ultrassonografias de mama durante essa ação no CRSM. A programação também vai dispor de teste rápido de HIV, Sífilis e Hepatite, testes de glicemia e aferição de pressão arterial.
PANFLETAGEM
Neste sábado, 19, o grupo de patinação Morcego Patins Clube estará realizando uma panfletagem na Praça das Águas, também em alusão ao Outubro Rosa. Serão entregues folders à população com informações sobre as formas de detectar o câncer de mama. O movimento é uma promoção do grupo de patinação Morcego e da Vigilância em Saúde do Estado.