00:00:00

Otoniel Duarte

Embrapa/RR tem novo Chefe-geral


O pesquisador Otoniel Ribeiro Duarte é o novo Chefe-geral da Embrapa Roraima (Boa Vista -RR). O anúncio foi feito na ultima quarta-feira (16) pela Diretoria-Executiva da Embrapa. O pesquisador assumirá a gestão da Unidade, sucedendo Francisco Joaci de Freitas Luz, e terá um mandato de três anos, podendo ser renovado por igual período. A seleção foi realizada em cumprimento à Resolução Normativa nº 7, de 23 de abril de 2010, e em conformidade com a Resolução Normativa nº 16, de 24 de maio de 2013.
 
Otoniel possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Pelotas (1986), mestrado em Agronomia pela mesma Universidade (1991) e doutorado em Ciências Biológicas (Botânica) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (2008). Já foi Chefe Adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Roraima e Chefe da antiga Área de Comunicação e Negócios (ACN), que englobava a Transferência de Tecnologia e o Núcleo de Comunicação. É colaborador da Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal, na qual ministra as disciplinas  'Biodiversidade Amazônica' e ' Prospecção, Coleta e Uso de Recursos Genéticos Amazônicos.
 
Sua candidatura teve como base a gestão participativa e as parcerias com as instituições de pesquisa e associações de produtores do Estado.  Em seu discurso, Otoniel sempre destacou o compromisso com a Embrapa e com o desenvolvimento agropecuário de Roraima, tendo em vista as demandas reais da sociedade. 
 
Segundo ele, as bases da pesquisa da Unidade não sofrerão grandes alterações. A ideia será fortalecer as linhas já existentes e dar ênfase às questões inovadoras. “Quero valorizar os pontos positivos já alcançados pela gestão anterior e lançar novos desafios, sempre contando com a cooperação de todos os empregados da Unidade”, diz.
 
Dentre as prioridades estabelecidas por Otoniel, destacam-se a ampliação das ações de parceria com os centros de pesquisa da Embrapa, principalmente das Unidades internacionais e uma atuação mais direta e eficaz em relação às demandas do Estado no que se refere à agricultura empresarial, familiar e indígena. “Em minha gestão procurarei enquadrar os focos de Pesquisa e Transferência à capilaridade das ações da Embrapa junto aos produtores rurais", finaliza o novo chefe.

Últimas Postagens