00:00:00

Ineditismo

Em ação inédita, Detran entrega carteiras de habilitações em Uiramutã.


Uiramutã ganha CNH
 
Pela primeira vez o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) pôde entregar habilitações no interior de Roraima. A ação, que ocorreu município de Uiramutã, localizado a 310 quilômetros de Boa Vista, foi uma parceria com o 6º Pelotão Especial de Fronteira e a Autoescola Selva. Ao todo 33 condutores foram beneficiados.
 
A novidade é que todos os procedimentos (exame psicotécnico, biometria, legislação, aulas práticas e testes) puderam ser realizados na localidade. Além dos nativos, militares do Exército Brasileiro puderam fazer as aulas e todos os procedimentos sem a necessidade de se dirigir à capital.
Segundo o diretor-presidente do Detran, Jorge Everton, a meta foi ajudar a comunidade, fazendo com que as pessoas pudessem realizar o sonho da primeira habilitação. Não atuamos em Roraima simplesmente para reprimir, estamos fazendo um trabalho educativo de forma interativa.
 
“Quando soube da necessidade das pessoas em Uiramutã, o governador José de Anchieta prontamente solicitou que os processos fossem feitos na localidade. A Autoescola Selva também foi parceira juntamente com o comando do Exército Brasileiro. Com isso o Detran está incentivando os condutores inabilitados a andarem de forma regularizada e segura”, afirmou Jorge Everton.
 
O comandante do 6º Pelotão do Exército, tenente Marcolino, disse que essa era uma necessidade antiga e que a dificuldade de acesso não permitia o deslocamento de muitas pessoas que residem em Uiramutã. “Logo que o Exército identificou o número de candidatos foi feito um contato com o diretor-presidente do Detran pedindo o apoio. Agora temos militares e a população em geral habilitados e andando dentro da lei”, comemorou o tenente.
O sargento Braz foi um dos aprovados. Ele disse que a vontade de obter a habilitação era muito grande, mas que pela falta de tempo e de condições para se deslocar à Boa Vista, faziam com que muitas pessoas não fossem habilitadas. “Percebi que quando as autoridades querem ajudar elas conseguem. Estou feliz porque poderei dirigir tranquilamente, inclusive os carros do Pelotão, o que antes era impossível”, disse.
 
Um dos sócios da Autoescola Selva, Leandro Ferreira, destacou o apoio do Detran e do Exército para realização da ação. “Vimos o empenho de todos que buscavam andar dentro da lei e a felicidade na hora de receber o documento nesta cerimônia. Isso é muito importante para todos que estão envolvidos no trabalho”, concluiu.
 
TRABALHO CONTÍNUO
 
O chefe da Divisão de Habilitação e Controle de Condutores, Paulo Jorge Silva, afirmou que o Detran continuará realizando ações em que os moradores de regiões mais distantes possam ser benefiadas.
 
Segundo ele, nem todas as pessoas podem, além de pagar pelas aulas e provas, permanecerem por alguns dias em Boa Vista e arcar com as demais despesas como transporte, alimentação e estadia.
 
“Com a experiência adquirida e parcerias mantidas poderemos fazer com que mais pessoas conduzam seus veículos habilitadas e sabendo das noções básicas adquiridas nas aulas teóricas e práticas. Esta é mais uma ação que visa a redução de acidentes em Roraima”, evidenciou. 

Últimas Postagens