Feira reúne 125 projetos
“Foguete de pressão de água e ar”, “Modalidades esportivas indígenas” e “Horta escolar de alimentos orgânicos”, estão entre os 125 projetos científicos expostos na XXI Feira Estadual de Ciências de Roraima (FECIRR). A abertura oficial do evento ocorreu nesta quinta-feira (17), com a presença da secretária de Educação e Desportos, Lenir Rodrigues entre outras autoridades.
O evento acontece no Forródromo do Parque Anauá e conta com 125 projetos de iniciação científica e participação de 500 estudantes de 29 escolas da Capital, interior e indígenas.
Dos municípios do interior do Estado, participam as escolas Sadoc Pereira (Alto Alegre), Aldébaro José Alcântara, Escola Estadual Indígena Lino Augusto (Comunidade Campo Alegre) e Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia (IFRR) de Caracaraí.
“A realização da Feira de Ciências é uma oportunidade para o exercício da interdisciplinaridade dentro da escola e também a chance dos alunos construírem novos saberes por meio do estudo e da pesquisa”, enfatizou a secretária Lenir Rodrigues, ao parabenizar todos os alunos e professores envolvidos no evento.
Além dos trabalhos científicos dos estudantes, a feira ainda vai contar com uma tenda temática com a realização de oficinas, torneios, atividades de artes e cultura, cinema, shows musicais e sarau de poesias.
Paralela a FECIRR, ocorre também o IV Torneio Estadual de Robótica e a III Mostra Científica, onde os estudantes têm a oportunidade de apresentar experimentos na área de Química, realizado nas instituições de ensino. A Feira Estadual de Ciências de Roraima segue até sábado (19).
Também no local acontece a exposição do Projeto Despertar. Um total de 275 alunos de onze escolas apresentam as mini-empresas que criaram durante os quatro meses de realização do projeto. Entre os pequenos empreendimentos, atividades de artesanato, jogos, confecções e de gastronomia.
O Projeto Despertar é desenvolvido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e em parceria com a SEED e busca disseminar a cultura do empreendedorismo e favorecer o desenvolvimento profissional dos estudantes.
ESPORTES INDÍGENAS
Os estudantes da Escola Lino Augusto trouxeram para a FECIRR, as modalidades esportivas indígenas praticadas nas comunidades, entre elas, corrida de tora, arco e flecha, luta corporal, canoagem, cabo de guerra, entre outras.
A aluna do 3° ano do Ensino Médio Saila de Lima Leal disse que a intenção com o trabalho é resgatar a cultura indígena. “Com este trabalho, queremos incentivar a prática esportiva nas comunidades indígenas, mostrar nossa cultura, e aproveitar aqui na feira para interagir com os colegas não-índios de outras escolas”, informou Saila Lima.
HORTA ESCOLAR
Já os alunos da Escola Estadual Aldébaro José Alcântara, do município de Bonfim apresentam na Feira um projeto inovador que realizam na instituição de ensino: A horta escolar orgânica. A estudante Williane Camila, do 3° ano explicou que ela e dois colegas participaram do curso Horticultura Orgânica, ofertado pelo Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC).
Com o apoio da gestão da escola, os alunos solicitaram a ajuda de uma engenheira agrônoma para a implantação da horta. A partir daí, os alunos plantaram, com técnicas que respeitam o meio ambiente e sem o uso de agrotóxicos, cebolinha, tomate, alface, couve, coentro e pimentão.
Hoje, a horta está em plena produção e os alimentos são utilizados no complemento da merenda escolar. Para a feira trouxeram pequenas amostras da horta e falam a respeito dos benefícios doa alimentos orgânicos.
“Os nutrientes, vitaminas e propriedades dos alimentos orgânicos estão mais concentrados já que são eles cultivados sem produtos químicos. Isso garante uma melhor qualidade de vida para que consome e também para que produz, além de preservar o meio ambiente”, explicou a aluna Iranir Souza.
LANÇAMENTO DE FOGUETE
“Foguete de pressão de água e ar”, este é o tema do trabalho dos estudantes do 9° ano da Escola Estadual Mário David Andreazza. Os alunos fabricaram um pequeno foguete com materiais reciclados como garrafas pet, papelão e canos de pvc.
“Ao colocar um litro de água dentro da garrafa e fazer pressão no cano de pvc com uma bomba manual ou compressor é possível lançar o foguete em uma distância de até vinte metros”, explicou a estudante Marina Salgueiro, enquanto manuseava o equipamento.
Na Feira Estadual de Ciências de Roraima (FECIRR), os alunos com três melhores trabalhos selecionados garantem vaga para participar da Feira Nacional Ciência Jovem, que ocorrerá nos dias 30, 31 de outubro e 1° de novembro de 2013, em Olinda (PE), além de bolsas de estudos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ). Já no Torneio de Robótica e Mostra Científica, os vencedores recebem como premiação, bolsas de Iniciação Científica.
PROGRAMAÇÃO
A FECIRR segue nesta sexta-feira (18). As atividades começam a partir das 15h, com a exposição dos trabalhos, início do Torneio de Robótica, e atividades de arte e cultura. A partir das 17h começa o Encontro de cordelistas e sarau, apresentação do projeto Churras, intervenções de skate e patins e às 18h30 show com a banda Jhonny Manero.
Seguindo a programação, no sábado (19), as atividades começam às 9h, com a exposição dos trabalhos, oficina de fósseis, teatro científico, sarau de poesia, atividades de arte e cultura, participação do cantor Vinícius Tocantins, discotecagem e B-boys.
Às 17h está agendada a premiação dos melhores trabalhos da FECIRR e da Mostra Científica e logo em seguida, o encerramento do evento com a apresentação da banda JamRock.