Receita Federal lança a partir de hoje um projeto fiscal e pedagógico voltado ao segmento empresarial que atua na atividade agropecuária. Este projeto que conta com a participação do Senar visa resgatar créditos tributários previdenciários que não foram devidamente recolhidos aos cofres públicos.
Dados preliminares apontam distorções na retenção e recolhimento da contribuição previdenciária rural. Neste primeiro momento a Receita Federal enviará correspondência aos envolvidos pessoas físicas e pessoas jurídicas obrigadas ao recolhimento dessa contribuição previdenciária sobre as operações realizadas dos produtos rurais. Serão aberta diligencias objetivando colher os dados das retenções e eventuais recolhimentos.
Convêm salientar que em especial os supermercados são obrigados a fazer a retenção da contribuição previdenciária por ocasião dos pagamentos realizados aos fornecedores de carnes e hortifrutigranjeiros.
Nesta primeira etapa 100 contribuintes são convidados a se autoregularizarem e deverão dirimir as duvidas quanto ao correto recolhimento desse tributo ao Senar.
A Receita Federal alerta que o volume de contribuinte que apresentaram inconsistência é bem superior e que estes poderão se auto regularizar antes de serem intimados.