00:00:00

Assistência Social

IX Conferência Estadual de Assistência Social inicia com palestra de conselheira nacional.


Encontro avalia ação do SUS
 
A programação da IX Conferência Estadual de Assistência Social, realizada pelo Conselho Estadual da Assistência Social (CEAS) em parceria com a Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes), foi iniciada nesta quarta-feira (16) com palestra proferida pela Conselheira Nacional de Assistência Social, Dóris Margareth de Jesus.
 
A apresentação abordou temas relacionados ao Sistema Único da Assistência Social, que este ano completa oito anos de implantação, e fez referência a programas e benefícios oferecidos pelo Governo Federal. O evento contou, ainda, com a presença de Maria Helena de Souza Tavares, Coordenadora Geral dos Serviços Socioassistenciais às Famílias/ DPSB/SNAS/ MDS, que representou a Secretaria Nacional de Assistência Social.
 
O evento, que segue até sexta-feira (18), tem o objetivo de analisar os serviços e atendimentos oferecidos, além de propor novas diretrizes para a gestão e financiamento do Sistema Único da Assistência Social (SUAS) em todos os municípios de Roraima.
 
A conferência, realizada a cada dois anos, conta com três dias de debates e mesas redondas que vão tratar de temas como cofinanciamento obrigatório da assistência social, gestão do SUAS e de seus benefícios, serviços, programas, projetos, vigilância social, processos de planejamento, monitoramento e avaliação.
 
Conforme a secretária do Trabalho e Bem-Estar Social, Fernanda Aguiar, Roraima trabalha a assistência social como prioridade e as melhorias já podem ser observadas. “Através de diversas unidades, oferecemos atendimento a crianças, idosos, pessoas com deficiência, mulheres e jovens em situação de vulnerabilidade social. Por meio desse trabalho, nos tornamos referência para o país”, disse.
 
Gestores e trabalhadores da assistência social e de outras políticas, representantes de órgãos públicos e de entidades de assistência social, usuários e sociedade em geral participam do evento. Ao final da programação serão eleitos os delegados e definidas as propostas a serem apresentadas na edição nacional do evento.
 
CONSELHO 
 
O CEAS é um órgão superior de deliberação colegiada de Controle Social, de caráter permanente e composição paritária entre organismos governamentais e não governamentais vinculados ao órgão da Administração Pública Estadual responsável pela formulação, coordenação e execução da política de Assistência Social no Estado, a SETRABES. Sua principal atribuição é fiscalizar o órgão gestor estadual da política de assistência social desenvolvida.

Últimas Postagens