Cuidar entrega kits
Governo de Roraima, por meio das secretarias da Promoção Humana e Desenvolvimento e do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes) entrega, nesta quinta (17) e sexta-feira (18) a segunda etapa dos kits do Cuidar para os pais e responsáveis de crianças cadastradas que moram no Sul Estado.
A equipe do Cuidar começará a entregar o leite, na quinta-feira, às 9h30, em Entre Rios, seguindo às 11h para a sede do Caroebe, 12h sede de São João da Baliza, 13h sede de São Luiz do Anauá, 14h na Vila Moderna, encerrando às 15h em Novo Paraíso.
Na sexta-feira as entregas iniciam às 8h, na Vila Martins Pereira, seguindo às 9h para a sede de Rorainópolis, às 10h em Nova Colina, 11h na Vila Equador, 12h em Jundiá, 14h em Petrolina, com término às 15h em Vista Alegre.
“Estamos dando continuidade às entregas do Cuidar para os beneficiários dos municípios do Sul do Estado, que receberão, nesta quinta e sexta-feira, o leite referente aos meses de setembro e outubro. Já estamos próximos de concluir às inscrições do Programa em todo interior, visto que a nossa intenção é que 10 mil crianças de todo o Estado tenham condições de se desenvolver com saúde”, disse a secretária da Promoção Humana e Desenvolvimento, Shéridan de Anchieta.
Nos municípios do interior, os kits estão sendo entregues a cada dois meses. A família recebe o kit equivalente a um bimestre, ou seja, para as mães que possuem somente um filho cadastrado no Programa, a criança recebe oito latas de leite em pó, bimestralmente.
CUIDAR
O Programa atende às orientações do Ministério da Saúde (MS) sobre o aleitamento materno exclusivo, em que a criança se alimenta apenas do leite da mãe até os 6 meses de vida. Após esse período, o programa oferece quatro latas de leite em pó, por criança, como complementação alimentar.
O Cuidar atende crianças com idade entre 6 meses e 3 anos, 11 meses e 29 dias com um kit contendo 4 latas de leite em pó. Crianças órfãs ou filhos de mães com diagnóstico de HIV recebem o benefício, desde o nascimento até os 6 meses de vida, 8 latas de leite. Após esse período passam a receber 4 latas de leite, por mês, até completarem a idade limite do programa.