Campanha lançada pelo governo
O Governo de Roraima, por meio da Secretaria de Saúde e da Secretaria da Promoção Humana e Desenvolvimento, lançou na noite desta terça-feira (15), a Campanha “Roraima Contra o Câncer”, que conta com extensa programação até o dia 15 do próximo mês. A ação, que será realizada pela primeira vez no Estado, faz alusão a duas campanhas Nacionais: Outubro Rosa (câncer de mama) e Novembro Azul (câncer de próstata), mas no Estado será ampliada ao diagnóstico de todos os tipos da doença.
Ainda durante a solenidade, as luzes do Palácio Senador Hélio Campos foram acesas nas cores rosa e azul, e permanecerão assim até o fim da campanha. No decorrer do mês serão realizadas diversas ações em unidades da rede estadual de saúde, que prestam atendimento oncológico para homens e mulheres. O principal objetivo é conscientizar a população quanto à importância do diagnóstico, prevenção e tratamento do câncer.
A secretária da Promoção Humana e Desenvolvimento, Shéridan de Anchieta afirma que a campanha vai atuar na prevenção da doença. “Com esta ação buscamos, principalmente, conscientizar homens e mulheres sobre a importância da realização de exames preventivos que auxiliam no diagnóstico prévio da doença, tornando o tratamento mais eficaz”, falou.
No período de 21 a 25, das 8h às 12h e das 14h às 18h, o público feminino será atendido no Centro de Referência da Saúde da Mulher, localizado na Rua Rocha Leal, S/N, bairro São Francisco. No dia 25, das 8h às 12h e das 14h às 18h, a programação será realizada na Policlínica Cosme e Silva, localizada na Rua Delman Veras, S/N, bairro Silvio Botelho. No dia 26, das 8h às 12h, o cronograma de atendimento às mulheres será encerrado no Hospital Coronel Mota.
Já no dia 09 de novembro, os homens terão a disposição uma série de atendimentos médicos, das 7h às 13h, com exame de próstata, vacinação, teste rápido de hepatite B, HIV, sífilis, distribuição de preservativos, exame de pele, eletrocardiograma (ECG), triagem glicemia, verificação de pressão arterial e do índice de massa corpórea, marcação de vasectomia, palestras, entre outros.
Segundo o secretário Estadual de Saúde, Alexandre Salomão o Estado já evolui muito no que diz respeito ao trabalho preventivo e tratamento da doença. “Em Roraima nós já oferecemos aos pacientes cirurgias de grande porte e estamos em processo de implantação de equipamentos de radiologia, a previsão é que este serviço esteja disponível até o próximo ano, melhorando ainda mais nosso atendimento para este tipo de doença”, disse.
Conforme informações da Secretaria Estadual de Saúde de Roraima (SESAU) em 2012 foram registrados 23 casos de câncer de mama e 48 casos de câncer de próstata. Este ano, de janeiro a junho foram registrados 07 casos de câncer de mama e 22 de próstata. Ainda conforme dados, o câncer mais comum em Roraima é o de pele, com 166 casos registrados no ano passado e 40 até junho deste ano.
SOLIDARIEDADE
A campanha será encerrada com uma ação beneficente, em que a arrecadação será doada às entidades não governamentais que trabalham em prol de crianças com câncer.