- 09 de abril de 2025
A Universidade Federal de Roraima (UFRR) vem estimulando cada vez mais a capacitação e a cooperação técnica no ensino por meio da internacionalização, tendência crescente nas universidades em todo o mundo. Agora, mais um passo é dado em direção a essa proposta, com a seleção de três alunos da UFRR em universidades norte-americanas por meio do Ciência sem Fronteiras, programa do governo federal que visa, entre outros objetivos, manter contato com sistemas educacionais competitivos em relação à tecnologia e inovação, além de promover a inserção internacional das universidades brasileiras.
Nelma Gabrielle Freitas de Azevedo Cruz, 19 anos, Joelly Kalyne Bessa Jucá, 21 anos, e Wallace Ferrão Cavalcante vão passar um ano nos Estados Unidos, cursando disciplinas de suas áreas de graduação na chamada “Graduação Sanduíche”. Os selecionados irão morar no campus das instituições que os acolherão, vivenciando o dia-a-dia de grandes universidades norte-americanas. Os três são os primeiros alunos selecionados por meio do Programa Ciência sem Fronteiras na UFRR.
Nelma, aluna do 4º semestre de Engenharia Civil, vai para a Western Michigan University (WMU), fundada em 1903 e considerada uma das cem melhores universidades dos Estados Unidos. No 7º semestre de Arquitetura e Urbanismo, Joelly vai cursar um ano de graduação na University of Nebraska Omaha, fundada em 1908. Dividida em dois campi, a universidade conta com cerca de 15 mil alunos. Wallace Ferrão, acadêmico do 6º semestre de Engenharia Civil, vai estudar no Rensselaer Polytechnic Institute, em Nova York, instituição fundada em 1824 e considerada a mais antiga na área tecnológica dos Estados Unidos.
O Ciência sem Fronteiras dá prioridade às áreas da ciência e tecnologia, ofertando vagas em universidades conceituadas no exterior, avaliadas por órgãos de fomento à pesquisa, como CAPES e CNPq. Para participar, o interessado deve inscrever-se nas chamadas públicas divulgadas pelo CNPq ou pela CAPES, disponíveis no portal do programa Ciência sem Fronteiras (www.cienciasemfronteiras.gov.br). Alunos de pós-graduação e pesquisadores deverão participar das chamadas públicas para as diversas modalidades de bolsa, que serão divulgadas no portal do programa (www.cienciasemfronteiras.gov.br). As áreas contempladas também podem ser acessadas no mesmo portal.
Vale ressaltar que o programa financia passagens aéreas, auxílio mensal, pagamento das taxas escolares - negociadas com a universidade que receberá o aluno selecionado - acomodação, alimentação e seguro saúde. Além disso, os alunos em mobilidade acadêmica têm à disposição supervisores para prestar atendimento na universidade de destino.
Para saber mais, o candidato pode entrar em contato com a Coordenadoria de Relações Internacionais da UFRR (CRINT) no e-mail [email protected] ou ligue para (95) 3224-1665. A CRINT está localizada no andar térreo da Reitoria, campus Paricarana.