00:00:00

Multivacinação

Pais têm até sexta-feira, dia 24, para vacinar filhos nos postos de saúde.


Vacinação em massa na 6a.
 
A campanha de multivacinação encerra nesta sexta-feira (24). Os pais ou responsáveis devem levar as crianças, menores de cinco anos de idade, aos Postos de Saúde para atualizar o cartão. Além disso, quem for maior de seis meses e menores de seis anos receberão o suplemento de vitamina A. Para o acompanhamento das doses, as informações serão registradas no cartão de vacina da criança.

Há novidades este ano. As crianças, que estão iniciando o calendário vacinal, receberão a vacina injetável contra a pólio. A pentavalente, que reúne em uma só dose a proteção contra cinco doenças (difteria, tétano, coqueluche, haemophilus influenza tipo B e hepatite B).  Atualmente, a imunização para estas doenças é oferecida em duas vacinas separadas. As crianças serão imunizadas aos dois, aos quatro e aos seis meses de idade. 

Com o novo esquema, além da pentavalente, a criança manterá os dois reforços com a vacina DTP (difteria, tétano, coqueluche). O primeiro a partir dos 12 meses e, o segundo reforço, entre quatro e seis anos. Os recém-nascidos continuam a receber a primeira dose da vacina contra hepatite B nas primeiras 12 horas de vida para prevenir a transmissão vertical. O MS pretende transformar, no prazo de quatro anos, a pentavalente em heptavalente, com a inclusão das vacinas inativadas poliomielite e meningite C conjugada.

Este ano não haverá prorrogação de prazo da campanha. Por isso, os pais devem ficar atentos. Para a coordenadora do PNI, Karla Cristina Guimarães, a população deve manter atualizada a carteira de vacinação, pois com a vacina, o sistema imunológico da pessoa desenvolve anticorpos para combater a doença em caso de exposição futura. Além disso, a criança imunizada evita a transmissão de doenças e protege a comunidade.

As famílias precisam ter consciência do quanto a vacina é importante para a criança, pois com a vacina, o sistema imunológico da pessoa desenvolve anticorpos para combater a doença em caso de exposição futura. Por isso, a população deve manter atualizada a carteira de vacinação. Assim, com a pessoa imunizada, evita-se a transmissão de doenças e protege à comunidade. Independente da campanha, as vacinas estarão disponíveis nos Postos de Saúde da Atenção Básica.

VITAMINA A

O Governo Federal vai expandir o número de crianças beneficiadas aos demais municípios por meio do programa Brasil Carinhoso. Com a expansão, as crianças atendidas nas Unidades Básicas de Saúde receberão os suplementos da seguinte forma: uma dose de 100 mil UI (Unidade Internacional) da vitamina antes dos seis meses de vida e após um ano de idade tomará uma dose de 200 mil UI a cada seis meses, até os cinco anos. Por isso, a maior quantidade de vitaminas é de 200 UI.

Últimas Postagens