HCM continua mutirão neste sábado
Dando continuidade ao mutirão de ultrassonografia, o Hospital Coronel Mota está ultimando os preparativos para a próxima edição neste sábado, 15. A ação pretende atender a parti das 7h, mais 145 pacientes com problemas de abdômen e mais 50 homens para ultrassontransretal (exame de próstata via retal).
Com a proposta de levar atendimento especializado para mais perto da população e conscientizá-la sobre a importância da prevenção, assim como diminuir a demanda pelos serviços, os mutirões que ocorrem desde o mês passado, devem encerrar no próximo dia 29.
Com a realização do mutirão, a administração da unidade tem conseguido atender a demanda reprimida oriunda das unidades básicas de saúde. “Conforme a quantidade de pessoas atendidas, os resultados dos exames são entregues no máximo em três dias”, explicou Lili Marlene Castro, técnica de enfermagem do HCM.
Com relação ao último mutirão realizado sábado (8), dos 120 pacientes agendados para exame de ultrassonografia no abdômen, compareceram apenas 85 pessoas. Já dos 50 homens para serem atendidos, somente estiveram presentes 23, representando, neste caso, mais de 50% de falta.
Lili ressalta que os mutirões surgiram para atender as necessidades da população, e por isso, é importante o comparecimento das pessoas. “A preocupação é de todos os que faltaram, são somente aqueles que vão precisar de procedimentos de urgência”, revelou.
Sumaia Melo, colega de enfermagem, corroborou dizendo que os faltosos acabam ocupando vaga de outra pessoa, que pode muitas vezes está mais necessitado. “As pessoas que pedem ajuda, que venham realmente no dia marcado, para não utilizar a vez de outra. Todos os agendados têm os nossos telefones, por isso, nos avise antes para preenchermos a vaga com outro paciente”, orientou.
A técnica salientou que além de fazer os exames, as pessoas precisam voltar com o médico para mostrar o resultado. Lili mencionou que muitos exames estão no arquivo morto da unidade, pois as pessoas não voltam para pegá-los.
Sumaia comentou que muitos resultados desde a primeira edição do mutirão têm aparecido muitas pessoas com pedras nos rins, na vesícula “A meta é cumprir os mil atendimentos programados até o final deste mês. Já na população masculina, uma demanda surgida no mutirão Saúde do Homem, a bisca é atender 300 pessoas.