00:00:00

Titulação no baixo Rio Branco

Iteraima anuncia titulação


Iteraima anuncia titulação no baixo Rio Branco

 
O primeiro passo para o efetivo desenvolvimento das comunidades do Baixo Rio Branco será dado a partir de setembro. O Instituto de Terras de Roraima - Iteraima divulgou que no mês que vem começa a entregar aos ribeirinhos de 15 comunidades os títulos definitivos de terras das áreas urbanas.

\"\"O anúncio foi feito pelo presidente do Iteraima, Márcio Junqueira, durante viagem ao sul do Estado. Durante uma semana, técnicos do Instituto realizaram reuniões com lideranças e moradores do Baixo Rio Branco. A preocupação com a regularização fundiária foi o principal assunto discutido. As vilas Cachoeirinha e Caicubi serão as primeiras a terem seus títulos urbanos. Nesta primeira etapa, cerca de 200 famílias serão beneficiadas. Com os títulos em mãos, os ribeirinhos passam a ser donos das áreas de fato e de direito, podendo negociar financiamentos na rede bancária e abertura de linhas de crédito para reforma, ampliação de casas e melhorias nas propriedades.

 
Graduação de professores            

Outro aspecto importante da viagem foi à participação de professores da Universidade Estadual de Roraima. Liderados pelo reitor Hamilton Gondim, eles se preparam para iniciar no segundo semestre o curso de capacitação de Professores, destinado aos docentes das comunidades do baixo Rio Branco.

A Pró-Reitoria de Extensão Universitária da UERR, Maria das Neves, disse que o aspecto de gestão idealizado pela instituição atende ao preceito fundamental da educação. “Temos que levar o ensino onde está o nosso povo. Seja na qualificação de nossos educadores, seja na criação de novos cursos profissionalizantes”, disse a professora.

Na comunidade do Xixuaú, onde vivem 15 famílias (72 pessoas) as equipes do Iteraima e UERR ouviram as principais reivindicações dos moradores. O reitor Hamilton Gondim anunciou a criação de um centro de pesquisa que será estruturado em Santa Maria do Boiaçu. “Vamos viabilizar a instalação de cursos voltados para as ciências humanas, engenharia florestal, turismo ecológico e agronomia. É através da extensão universitária que os educadores que ensinam os ribeirinhos vão assegurar melhoria de vida e desenvolvimento à região”, assegurou Gondim. O Reitor da UERR citou como exemplo bem sucedidos os cursos criados em áreas indígenas, como as do Contão e Amajari.

Esta é a segunda expedição realizada pelo Iteraima em menos de um mês ao Baixo Rio Branco. No início de agosto o barco do Instituto levou médicos e agentes de saúde para uma operação de atendimento aos ribeirinhos. Além disso, também foram entregues 30 toneladas de alimentos às vitimas das enchentes. No início de setembro, o governador José de Anchieta, acompanhado do presidente do Iteraima, Márcio Junqueira, irá entregar os primeiros títulos urbanos às comunidades do Baixo Rio Branco. Durante a solenidade festiva também deverão estar presentes os dirigentes do Sebrae, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.  

Últimas Postagens