Ações orientam condutores na capital
O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) realizou durante toda manhã desta quinta-feira, 4, ações educativas em faixas de pedestres em pontos distintos de Boa Vista. Na avenida Ene Garcez, agentes de trânsito e jovens multiplicadores do “Projeto Cidadão do Futuro”, entregaram folders com mensagens de paz no trânsito e alertas, visando a conscientização da população.
Os trabalhos vêm acontecendo todos os dias da semana, dentro da “Operação Salvando Vidas” e têm dado resultados satisfatórios. Segundo dados coletados pelo Detran Junto à Delegacia de Acidentes de Trânsito (DAT), a redução no número de acidentes na capital chegou a 72% no primeiro semestre, em compararão ao mesmo período do ano passado.
De acordo com o diretor-presidente do Detran, Jorge Everton, tanto as ações educativas, quanto as repressivas têm ajudado na busca de um trânsito mais seguro. Ele afirma que as estratégias são pensadas e executadas de acordo com dados e estudos que mostram os locais e as situações que mais preocupam. “Nossa equipe atual é muito comprometida. Temos jovens promissores nos projetos e pessoal altamente capacitado na linha de frente”, destacou.
O vice-governador Chico Rodrigues esteve presente num dos locais e evidenciou as campanhas feitas pelo Detran em Roraima. Segundo ele, o primeiro passo o Estado já deu, que foi sair da incomoda posição em que se encontrava, com índices altos em comparação com o restante do país. “Desde que começamos com as blitze nos fins de semana, temos obtido números satisfatórios. O foco deve continuar, pois só assim conseguiremos literalmente salvar vidas”, pontuou.
A motorista Júlia Nepomuceno, disse que aprova as ações e que o Detran deve ficar 24 horas por dia nas ruas. Ela acrescentou que os condutores têm grande parte da responsabilidade nos acidentes. “Ótima atitude do Estado. Vocês deveriam fazer o mesmo no interior, onde muita gente não tem carteira e circula livremente”, denunciou.