00:00:00

Independência Energética

Jucá comemora leilão da linha Manaus/Boa Vista



\"Jucá

 

Jucá comemora leilão da linha Manaus/Boa Vista

Foi publicado no Diário da União de hoje (03), o Leilão de Transmissão nº 004/2011 onde serão ofertados 12 lotes de linhas, com 2.051 quilômetros (km) e subestações, com 6.900 MVA, que vão demandar investimentos da ordem de R$ 2,8 bilhões em 13 estados. A informação foi repassada ao senador Romero Jucá (PMDB-RR) pelo ministro de Minas e Energia, Edson Lobão. “O leilão acontecerá no próximo dia 02 de setembro na bolsa de valores de São Paulo e a linha de transmissão Manaus/ Boa Vista estará incluída entre os lotes. O ministro Lobão me ligou para falar desta conquista que defendo desde 2009 e foi minha proposta de campanha. Fico muito feliz em ver este sonho se tornando realidade”, afirmou Jucá.

Em abril Jucá esteve com presidente da Eletronorte Josias de Araújo Mattos. Na época o presidente disse que o governo fez vários estudos de viabilidade desta obra através da Empresa de Pesquisa Energética – EPE, do Ministério de Minas e Energia que aprovou a construção da linha Boa Vista/Manaus por ser fundamental para independência energética de Roraima. “Este obra é fruto de um trabalho constante do senador Romero Jucá, que sempre se preocupou com a questão energética do estado. O linhão será importante não só para Roraima, como também para todo região Norte”, disse Josias Matos.
Entre os 12 lotes que serão oferecidos no leilão da Bolsa de Valores de São Paulo, o primeiro (lote A) diz respeito à linha de transmissão Manaus/Boa Vista, com total de 715 quilômetros e uma subestação na Vila Equador. O investimento previsto é superior a R$ 1 bilhão. O edital da Aneel contempla duas linhas de transmissão em circuito duplo de 500 kV (kilovolts). A primeira, entre a localidade de Lechuga, próximo a Manaus, até a Vila Equador, no Estado de Roraima, terá 400 quilômetros de extensão. A segunda linha, que faz parte do mesmo lote, sairá da Vila Equador até Boa Vista, com extensão de 315 quilômetros, também em circuito duplo de 500 kV. O edital prevê ainda a construção de uma subestação em 500 kV na Vila Equador.

Últimas Postagens