00:00:00

E-mail Aberto

Denúncia de maus tratos


DENÚNCIA DE MAUS TRATOS
Venho através desta denúncia, comunicar o desaparecimento de 3 animais do Mantenedouro de Fauna Silvestre do 7º BIS.
Ao visitar o Mantenedouro no início do ano e perguntar pelo porco do mato que havia lá, o Guilherme (animal que foi criado desde filhote pela equipe do Mini-zoo), fui informado de que ele havia sido transferido para o Pelotão de Fronteira de Pacaraima. Ao passar por lá para ir a Santa Helena, fui informado que ele havia morrido devido as péssimas condições de transporte, disseram que ele foi transportado em uma caçamba de camionete, no sol, sem o acompanhamento da equipe do Mantenedouro e sem o consentimento do IBAMA. Fui informado também que o corpo do animal desapareceu e não foi feito um laudo de necropsia para informar ao IBAMA. Quem autorizou este transporte? Onde estava o veterinário responsável pelo animal que permitiu esse transporte?? Existe criadouro registrado em Pacaraima para receber animais silvestres?
Bem, recentemente, ao visitar o criadouro novamente, perguntei pelo Guaxinim que morava no recinto com uma Jaguatirica. Para minha surpresa, fui informado que o comandante do 7º BIS ordenou que os 2 animais também fossem transferidos para um Pelotão de Fronteira, só que desta vez em Bonfim, e que no transporte, a jaguatirica desapareceu! Mais uma vez o transporte foi feito sem o acompanhamento da equipe do Mantenedouro e sem nenhum conhecimento do IBAMA. Desapareceu ou foi vendida, comida.......afinal de contas todos esses animais estão desaparecendo após o envio ilegal para a fronteira. Enfim, algum tempo depois o Guaxinim veio a óbito no mesmo Pelotão. Onde estão os laudos veterinários e registros desses acontecimentos??? Onde foram parar esses animais que desde 2006 encontravam-se supostamente protegidos no Mantenedouro de Fauna Silvestre do 7º BIS??? O FATO é que: esses animais não se encontram mais nas dependências do Mantenedouro.
Por acaso existe Mantenedouro cadastrado nos Pelotões de Fronteira do Exército???? Por acaso existe um veterinário para cuidar desses animais nesses Pelotões???
Até quando as autoridades do Estado vão fechar os olhos para os maus tratos que estão ocorrendo no Mantenedouro do 7º BIS? Por que as autoridades permitem que um comandante de Batalhão esteja acima das leis dos homens?
Estes animais foram depositados neste Mantenedouro quando ainda eram filhotes, em 2006, na esperança de que fossem bem cuidados, pois afinal de contas haviam sido retirados da natureza por um capricho humano. As equipes anteriores do Mantenedouro criaram esses animais com muito carinho e dedicação, que era notado em cada visita acompanhada que fazíamos. Um local destinado a abrigar animais não pode ser responsável por maus tratos dessa forma. Esses animais deveriam estar em recintos adequados, com uma boa alimentação, carinho, atividades para aliviar o estresse, e não sendo submetidos aos caprichos de um comandante que não tem o mínimo conhecimento técnico a respeito do assunto.
Além deste desaparecimento, esses animais também são submetidos a exposições como ocorreu em junho de 2010, no Torneio de Aviação de Caça na Base Aérea de Boa Vista, durante o dia dos “Portões abertos”, onde toda a população teve acesso. Neste dia, debaixo do sol quente, em gaiolas, no meio da população e sob o estresse do barulho constante das aeronaves decolando e pousando, alguns dos animais do Mantenedouro de Fauna Silvestre foram levados ao evento onde permaneceram por horas. Viraram atração, como se fossem animais de circo! Só nos resta saber quem autorizou (ou ordenou) que os animais fossem levados ao evento... Este fato foi autorizado pelo IBAMA??? Como é possível que animais sejam retirados de um Mantenedouro assim, e levados para exposição em gaiolas?? Onde estava o responsável técnico deste Mantenedouro que permitiu que seus animais fossem tratados assim?? (este fato consta no jornal folha de Boa Vista de 17 de junho de 2010)
Acredito que a situação deste Mantenedouro deva ser analisada de perto pelas autoridades competentes pois os maus tratos ocorridos não podem continuar. Mais uma vez pergunto, estão os militares acima das leis dos homens? Um comandante de batalhão do Exército tem tanto poder assim para dar ordens decidindo o destino de animais que foram confiados a um Mantenedouro (onde supostamente deveria ter um responsável técnico cuidando desses animais e tomando as decisões necessárias, sempre pensando no bem estar, na saúde e na proteção desses animais). Onde está o responsável técnico deste Mantenedouro que permite que essas barbaridades aconteçam??? Quantas inspeções o IBAMA já fez neste Mantenedouro??? Onde está o IBAMA??? Até quando a política de boa vizinhança vai prevalecer e as autoridades vão fechar os olhos para o que acontece dentro daquele Batalhão enquanto os animais padecem!!!

Últimas Postagens