- 26 de novembro de 2024
Ação de segurança atende a 1500 alunos
O Dia da Segurança Cidadã, promovido pela Secretaria de Segurança Pública (SESP), na cidade de Rorainópolis, no Sul do Estado, durante todo o dia de ontem, 27, atendeu a aproximadamente 1.500 alunos em três escolas estaduais.
Foram realizadas palestras abordando temas como acidentes domésticos, noções de primeiros socorros, violência sexual, bullyng, violência doméstica e usos e abuso de drogas. As ações aconteceram nas Escolas Estaduais José de Alencar, Padre Eugênio Possamai e Antônia Tavares da Silva.
A ação congregou as unidades da Polícia Militar (PROERD, BOPE, Unidade de saúde e Companhia Independente do Meio Ambiente ); Policia Civil (Delegacia Geral, Grupo de Resposta Tática – GRT -, Unidades de Cães e o efetivo das delegacias de Rorainópolis e São João da Baliza), Corpo de Bombeiros (primeiros socorros, ações preventivas, de defesa civil e apoio logístico), Departamento Estadual de Trânsito (licenciamento e fiscalização de veículos e condutores) e SESP (Departamento de Cidadania – PROACC, Departamento de Inteligência e Núcleo de Prevenção e Gerenciamento de Estresse) e Polícia Rodoviária Federal.
O projeto “O Dia da Segurança Cidadã”, consiste numa ação de aproximação com a população de Roraima. Desenvolvido em um dia de ações aproximativas e preventivas, realizadas pelas unidades do Sistema de Segurança Pública nos municípios de Roraima, sendo direcionado a crianças, jovens, adultos e idosos. O evento contou com o apoio também da Secretaria de Educação e Cultura.
JOSÉ DE ALENCAR – Na escola José de Alencar, a única de ensino médio do município, foram realizadas duas ações. Uma pela manhã e outra pela tarde. Pela manhã houve apresentação da equipe do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD), que abordou questões atinentes às drogas, tema considerado como preocupante pelos professores.
A equipe do Projeto Educacional Adolescente Cidadão Consciente (PROACC), abordou questões como Bullyng, violência sexual e violência doméstica.
Os bombeiros militares fizeram simulações sobre acidentes domésticos com a botija de gás e apresentação de ginástica laboral. Aproximadamente 650 alunos foram atendidos nos dois turnos.
A Polícia Civil fez demonstração com o cão policial Colt, durante uma busca por drogas. Essa foi a primeira demonstração pela Unidade de Cães que está sendo instalada pela Polícia Civil.
Para a diretora em exercício da escola, Joice Camilo, essas ações preventivas são de extrema importância, pois repassam formas de defesa que os jovens devem adotar para evitar serem vítimas.
PROFESSORA ANTONIA TAVARES – Na escola estadual Professora Antonia Tavares foi realizado o mesmo trabalho. A diretora da escola, Vilma Lopes do Nascimento, observou que durante a ação da Segurança Pública, os alunos não residem na sede e sim nas vicinais e que a oportunidade de adquirirem os conhecimentos repassados era ímpar.
“Mesmo que repassemos essas orientações em sala de aula, não se compara quando o profissional de segurança pública vem à escola e transmite conhecimento inerente a sua profissão que nós educadores não temos como repassar e, que, permite que todos nós aprendamos e absorvamos mais”.
Pelo menos 450 alunos participaram dos trabalhos, na escola estadual Professora Antonia Tavares.
PADRE EUGÊNIO POSSAMAI – Nesta escola, pelo menos 400 alunos foram atendidos com as ações da Segurança Pública. Um dos temas que mais chamou a atenção foi em relação às orientações de abuso sexual e violência psicológica. A diretora da escola, Juliana Szafka, destacou sobre a necessidade de se inserir no cronograma anual das escolas, principalmente do interior, as ações preventivas de segurança pública.
CONTINUIDADE – O secretário de segurança pública, general Eliéser Girão Monteiro, acompanhou toda a ação desencadeada no município de Rorainópolis. Aproveitou a oportunidade para conversar com os diretores, professores, alunos, pais, comerciantes e taxistas. Ele ouviu denúncias, reclamações e também elogios pelo trabalho desenvolvido.
“Fizemos um cronograma e vamos cumpri-lo. Todos os municípios de Roraima serão atendidos. A cada ação vamos fazer avaliações para corrigi-las e buscar melhorar os serviços apresentados. É uma ação de Governo, com o envolvimento de todos os órgãos integrantes do Sistema de Segurança do Estado”, disse ele.