- 26 de novembro de 2024
Pela 6ª vez, RR conclui repasse de dados
Por seis anos consecutivos, o Estado de Roraima é o primeiro a concluir o repasse de dados do Censo Escolar da Educação Básica. O Censo foi concluído no dia 21 de julho e o prazo final encerra dia 31 do mesmo mês.
A rede municipal de ensino de Rorainópolis foi a primeira a concluir em 100% a transmissão das informações.
De acordo com os dados preliminares, o Estado de Roraima possui cadastradas 729 instituições de ensino e 141.886 alunos. Somente na rede estadual de ensino são 363 escolas, 84.364 alunos e 3.941 professores.
Em Boa Vista, foram cadastradas 60 escolas e 50.089 alunos. Na rede escolar indígena, são 230 escolas e 12.209. A rede municipal conta com 333 escolas e 46.292 alunos. Já na rede educacional privada, são 31 escolas e 10.557 estudantes matriculados.
“O Censo Escolar é muito importante, pois permite que a Secretaria estadual de Educação planeje suas ações para o ano seguinte com base em dados reais e fidedignos”, destacou Selma Mariot, gerente de Avaliação e Informações Educacionais (GAIE), da Secretaria de Educação, Cultura e Desportos (SECD).
Após a coleta dos dados preliminares, as informações serão validadas pela equipe de técnicos da Gerência de Avaliação e Informações Educacionais. De acordo com Selma Mariot, as informações das escolas da Capital já estão todas validadas e a partir do dia 1° de agosto, os técnicos iniciam a validação dos dados das escolas do interior.
“A validação dos dados do interior este ano será mais fácil, pois contaremos com o georreferenciamento, que informa a localização precisa das escolas. Com isso já temos a quantidade de combustível e de diárias que utilizaremos, o que representa também economia na operacionalização do Censo”, frisou Selma. O trabalho deverá ser concluído no dia 30 de agosto, incluindo as instituições localizadas nas áreas de difícil acesso, que necessitam de deslocamento aéreo e fluvial.
Os dados preliminares do Censo Escolar da Educação Básica do País serão divulgados no dia 1° de setembro no Diário Oficial da União (DOU). A partir daí será aberto prazo para a validação. “Nesta data porém, Roraima sairá na frente novamente pois já estará com todos os dados validados e corrigidos”, enfatizou Selma.