- 26 de novembro de 2024
Francisco Espiridião lança novo livro
A saga da extração mineral que movimentou Roraima de forma frenética nos anos 1980 e 1990 está retratada em linguagem simples no livro “Histórias de Garimpo – Extração Mineral em Terras Roraimenses”, a ser lançado em Boa Vista no próximo mês.
Escrita pelo jornalista Francisco Espiridião, articulista deste Fontebrasil, a obra enfoca histórias vividas por pessoas que estiveram no centro nervoso da “fofoca”, fazendo acontecer aquela que foi uma das mais pujantes atividades econômicas do então Território Federal.
O livro tem o formato de grandes reportagens. A primeira delas conta fatos inéditos que marcam as experiências do autor em sua passagem única pelos baixões auríferos, localizados nas proximidades da fronteira com a Venezuela, hoje Terra Indígena Yanomami.
Outra personagem marcante é Marina Cantão dos Santos, para os íntimos a “Marina Meu Caso”. Conhecida nos grotões paraenses pelo epíteto de “Goiana do 38”, Marina está longe de ser alguém que imponha o respeito pela força, senão pela ternura.
Goiana do 38 deu início à carreira de garimpeira no Pará. Foi levada aos barrancos por circunstâncias outras que só o seguir da vida pode explicar. Saiu-se vitoriosa: foi alçada ao oficialato, tornando-se dona de maquinaria. Desfrutou de uma miríade de peões às suas ordens.
Histórias de Garimpo é o terceiro livro do jornalista Francisco Espiridião. O primeiro, Até Quando?, coletânea de crônicas e artigos publicados na imprensa local (2004). O segundo relata a vivência do autor nas redações de impressos. O título é “Histórias de Redação – Vinte Anos de Jornalismo na Terra de Makunaima” (2009).