Visita técnica ao 5º DP é realizada
O Governador José de Anchieta fará uma visita técnica, juntamente com a secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki, ao prédio do 5º Distrito Policial, localizado às margens da BR-174, no Distrito Industrial, a partir das 14h30 desta sexta-feira, 15.
Participarão também da visita, o vice-governador Chico Rodrigues, o secretário de Segurança Pública, general Eliéser Girão Monteiro Filho, o secretário adjunto, Eduardo Wayner, o delegado-geral de Polícia, Fernando Olegário, a delegada-geral Adjunta Luciana Matos Kulay e diretores da Polícia Civil.
O 5º Distrito Policial foi desenvolvido dentro da concepção de Polícia Cidadã e sua proposta consiste na construção de um edifício de dois pavimentos, em alvenaria e estrutura em concreto armado. O prédio já foi construído e está sendo concluída a instalação elétrica e lógica, sendo mobiliado e deve ser inaugurado na primeira quinzena de agosto.
A estrutura da delegacia é adequada às novas realidades, principalmente no tocante à informatização dos procedimentos. É um imóvel totalmente climatizado, não existem celas, apenas salas de contenção, adequadas à permanência transitória de pessoas custodiadas, com parlatório para que o indivíduo, juntamente com seu advogado, possa ter privacidade.
Além disso, é totalmente adequado às normas de acessibilidade, com elevador, rampa de acesso frontal, vaga de estacionamento para portadores de necessidades especiais, banheiro adaptado e de uso exclusivo para deficientes físicos, além de mobiliário ergonômico.
Dispõe de uma concepção arquitetônica moderna e funcional, desenhado com as mais rigorosas exigências no que tange a atendimento público e trabalho policial, com a concepção de policiamento comunitário e humanitário, inclusive com telefones públicos disponíveis dentro da própria unidade policial.
Conta também com auditório/sala de reuniões, destinado ao breefing dos profissionais de segurança e a realização de reuniões desses profissionais de segurança com a comunidade, permitindo o funcionamento e fortalecimento dos conselhos de segurança dentro da própria unidade policial.