- 26 de novembro de 2024
Violência contra mulher e tema de debate
A situação da violência contra a mulher e os programas oficiais que se destinam à proteção das vítimas serão debatidos em audiência pública nesta terça-feira, 12, às 11h00, na Subcomissão Permanente em Defesa da Mulher, vinculada à Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH).
A sugestão, apresentada pela senadora Ângela Portela (PT-RR), objetiva debater a pesquisa “Mulheres Brasileiras e Gênero nos Espaços Público e Privado”, de iniciativa do SESC em parceria com a Fundação Perseu Abramo. A audiência se dedicará aos dados sobre violência contra a mulher, levantados pela pesquisa.
Somente em São Paulo, quatro entre dez mulheres já foram vítimas de violência, conforme pesquisa citada pela senadora Ângela Portela, que preside a subcomissão. De acordo com a parlamentar, em 43,1% dos casos as mulheres foram vítimas de violência doméstica.
Entre os convidados para a audiência pública, estão o cientista social Tatau Godinho, representante da Fundação Perseu Abramo, Vilma Bokany, coordenadora operacional da pesquisa “Mulheres Brasileiras e Gênero nos Espaços Público e Privado”, Gustavo Venturi, assistente técnico-científico da mesma pesquisa e Adelmir Santana, presidente do Serviço Social do Comércio no Distrito Federal.
Saúde e mulher indígena
Ainda por sugestão de Ângela Portela, a subcomissão realizará novas audiências públicas para debater as políticas públicas para a saúde da mulher, inclusive da mulher indígena. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e o secretário da Secretaria Especial de Saúde Indígena, Antonio Alves, estão entre os convidados.