Teresa discute abuso sexual de crianças em Roraima
A deputada Teresa Surita (PMDB) se reuniu, na tarde de ontem (07), com a secretária Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, Carmen Silveira de Oliveira, e com a coordenadora do Programa Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual, Leila Paiva, para tratar dos constantes casos de abuso sexual envolvendo crianças e adolescentes em Roraima. A reunião atende pedido feito pela parlamentar na quarta-feira (06).
Teresa levou à reunião uma relação de matérias veiculadas pela imprensa de Roraima sobre estupros de crianças e adolescentes neste ano. Apenas esta semana, duas garotas, uma de 10 e outra de oito anos, sofreram abuso. A quantidade de casos e a violência como ocorreram impressionaram a secretária, que se comprometeu em, em conjunto com a deputada, buscar soluções para o problema.
Para discutir e definir as ações a serem desenvolvidas pela Secretaria, ficou agendada nova reunião para o dia 27 deste mês. “O mais importante foi que elas se colocaram à disposição para nos ajudar com ações voltadas ao nosso Estado para coibir e encontrar soluções a problemas como estes. Fiquei feliz com a conversa e marcamos outra reunião, para este mês, para discutirmos que medidas a Secretaria tomará visando a tentar identificar e encontrar soluções para tal questão”, afirmou Teresa.
Carmen explicou que é preciso discutir em Roraima estratégias de responsabilização de abusadores sexuais para inibir a ocorrência de casos como estes. Fazer com que a rede já existente para proteger crianças e adolescentes, tais como os programas Sentinela e Escola que Protege, funcione também é fundamental.
“Fortalecer esta rede e possibilitar atendimento especializado às vítimas são importantes. Precisamos realizar audiências públicas e reuniões para discutir este assunto. Teresa me trouxe esse dossiê e isso é um incêndio que vamos ter que debelar”, disse Carmen.