00:00:00

42 mil hectares

Governo entrega títulos definitivos


Governo entrega títulos definitivos

 

Elias Dolvim / Secom

 

O governador de Roraima, José de Anchieta, entregou a 36 médios e grandes produtores do Estado os títulos definitivos rurais de suas propriedades, o equivalente a 42 mil hectares. O evento, ocorrido no último sábado (2) na Fazenda Smith (km 27 da BR 401), foi considerado pelos presentes como o marco para o desenvolvimento da agricultura estadual.

 

A titulação das terras deverá trazer um forte impacto na economia estadual em curto período, já que os produtores agora podem contrair empréstimos e financiar a produção dando como garantia a propriedade, uma exigência do sistema financeiro. O Banco do Brasil e o Banco da Amazônia já demonstraram interesse em ofertar crédito. A iniciativa privada deverá investir R$ 150 milhões até o final de 2012.

 

Segundo o governador, em dois anos serão tituladas 18 mil propriedades rurais e até o final do ano mais 300 mil hectares. “É um processo irreversível e meus sucessores terão que continuar, quer queiram ou não. O governo não pode continuar sendo o grande empregador e seu papel na economia deverá sair dos 70% atuais para 30%. Só podemos chegar a este ponto se a iniciativa privada se desenvolver. Hoje, a agricultura estadual começa a dar este grande passo”, disse Anchieta.

 

A titulação de propriedades rurais diminui o custo da produção devido à facilidade de empréstimos a juros mais baixos, gera empregos e fomenta a economia. Anchieta lembrou também que a questão das terras, estradas e energia foram promessas de seu governo que estão sendo concretizadas, trazendo o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida para muitas pessoas. Até o momento já foram entregues mais de mil títulos rurais e urbanos, estradas estão sendo asfaltadas e recuperadas e a energia de Tucurui chegará a Boa Vista em breve.

 

O vice-governador Chico Rodrigues, presente ao evento, disse que as alianças feitas pelo governo proporcionaram a transferência de 5 milhões de hectares para o domínio do Estado. “A ação de Jucá em Brasília foi fundamental e o trabalho de Anchieta tornou tudo isso possível. Roraima se transformará em grande produtor e exportador de grãos, pois o título definitivo é a carta de alforria dos produtores. Serão investidos R$ 150 milhões até o final de 2012 e isso terá um grande impacto na economia e desenvolvimento de Roraima”, finalizou Rodrigues.

 

Evento – Prestigiado com a presença de várias autoridades e produtores, o evento também contou com o presidente do Sindicato dos Madeireiros de Roraima (Sindimadeiras), Laerte Ostreicher e do presidente do sistema Faerr/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Roraima e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), Almir Sá.

 

Sá disse que os títulos são a porta de entrada para o desenvolvimento. “O estado tem prejuízo quando as verbas do Banco do Brasil e do Basa voltam porque os produtores não têm o título da terra para dar como garantia do empréstimo. Esta ação vai mudar a cara do Estado e atrair mais investidores”, finalizou.

 

Tiaraju Faccio, um dos proprietários da fazenda Smith, foi o primeiro a receber o título definitivo de suas terras. “Hoje damos um grande passo, não só para os produtores, mas para o Estado e se não fosse o empenho do governo não estaríamos entrando neste caminho do desenvolvimento”.

 

O deputado estadual Erci de Morais declarou que nenhum agricultor pode fazer investimento se não tiver o título definitivo da terra, e que todo o processo de desenvolvimento passa pela real vocação do Estado, que é, segundo o parlamentar, a agricultura.

 

Segundo o deputado Rodrigo Jucá a ação de sábado teve um papel fundamental, já que atende produtores de escala, que movimentam a economia do Estado. “Em 20 anos nada havia sido feito e graças à parceria do governador Anchieta com o senador Romero Jucá as terras foram transferidas para o Estado e os produtores estão recebendo seus títulos definitivos”, afirmou o parlamentar acrescentando que muitos empregos serão gerados.

 

O deputado Marcelo Natanael declarou que a ação do governo atente a pequenos, médios e grandes produtores, “proporcionando que os pequenos agora possam se tornar médios e grandes produtores”, finalizou parabenizando o governador Anchieta pelo trabalho e aos produtores pela nova oportunidade que estavam recebendo.

 

Na opinião do deputado estadual Jean Frank o título definitivo é um grande passo para o desenvolvimento do Estado. “Vemos hoje a realização do sonho de vários produtores e que outros governos não fizeram”.

 

Para Aurelina Medeiros a agricultura é o principal elo do desenvolvimento. “Foi uma grande conquista, resultado de uma grande luta do governador Anchieta para conseguir a titulação das terras”, disse a deputada parabenizando produtores e ao governador.

 

Já para a deputada Ângela Águida Portela a entrega dos títulos representa a consolidação da capacidade de transformação o estado mais forte. Disse ainda que a agricultura sempre foi o sustentáculo da economia de Roraima, destacando a importância da agricultura familiar.

 

Últimas Postagens