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Liberação de estrada

Raul discute BR-174 com presidente da Funai


Raul discute BR-174 com
presidente da Funai 

O deputado federal Raul Lima (PP-RR) foi recebido ontem em audiência pelo presidente da Funai, Márcio Meira, a fim de tratar a respeito da abertura da BR-174, rodovia internacional que une o Brasil à Venezuela. A BR-174 é fechada todos os dias, às 18h00, sendo aberta apenas às 06h00 do dia seguinte.

\"\"O presidente da Funai mostrou-se receptivo à exposição de argumentos, informando inclusive ao representante roraimense que o órgão colocou um funcionário junto aos gabinetes, no Congresso Nacional, para estabelecer maior aproximação e contato com deputados federais e senadores.

Ao defender menor período de tempo para o fechamento da estrada, o deputado explicou que medidas tomadas ao longo de recentes anos dão suporte a esta posição. “Além do crescimento populacional”, afirmou, “a Capital, Boa Vista, tornou-se Área de Livre Comércio, bem como o município de Bonfim, fronteira com a Guiana”.

Na opinião de Raul Lima, outro fator a exigir análise mais aprofundada com relação à abertura da BR-174 é o que aponta para a entrada da Venezuela no Mercosul (falta apenas a aprovação do Paraguai), implementando naturalmente o fluxo de veículos entre os dois países.

“A soma de todos esses elementos deixa bem clara a necessidade de se fazer novo exame com relação ao horário que hoje é aplicado”, disse o parlamentar. Ele acredita que o governo federal terá sensibilidade suficiente para solucionar dificuldades existentes, “especialmente por conta de novo quadro econômico que se desenha”.

Raul Lima se colocou à disposição do presidente da Funai para acompanhá-lo em viagem ao local da reserva indígena Waimiri-Atroari, a fim de estudar o que poderá ser feito no sentido de preservar o meio ambiente e evitar efeitos nocivos que um maior fluxo de veículos poderá ocasionar.

O presidente da Funai concordou com algumas das posições do deputado e ficou de estabelecer novo contato para aprofundar o debate. Raul Lima defendeu junto a Márcio Meira, inclusive, a possibilidade de construção de telas de proteção ou canais subterrâneos para a passagem de animais, evitando-se mortes por atropelamentos.

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