00:00:00

FRANCISCO ESPIRIDIÃO

Precisa desenhar?


Precisa desenhar?

Levy Fidelix , fundador e presidente do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB), foi chamado, semana passada, a um canto, durante reunião no Palácio do Planalto.

O teretetê de pé de orelha com a presidente Dilma Rousseff não teve nada de aprazível. A mandatária aplicou-lhe um puxão de orelha, chamando-o de inconveniente.

 O motivo? A insistência com que o ex-candidato derrotado à Presidência da República vem criticando a política de juros implementada pelo governo federal.

A tal política de juros altos é o carro chefe do governo para segurar a inflação, juntamente com o arrocho salarial impingido ao funcionalismo público da União.   

Inconveniente, chato ou qualquer outro adjetivo que a presidente queira tascar em Fidelix em razão de sua posição diante do assunto, nada será suficiente para empanar a verdade que lhe acoberta.

No feriadão da semana passada fiz uma segunda incursão à cidade guianense de Lethem. Na minha concepção, a maioria das mercadorias ali comercializadas é falsificada.

E é verdade. Enquanto uma camisa Lacoste original custa cerca de 200 reais, ali você compra réplicas por até 9 reais. Tênis de marcas garantidas, como a Nike, custam nada mais que 20 reais.

Nem tudo, porém, é fantasia. Há também produtos originalíssimos, como os pneus Pirelli fabricados no Brasil. Que a Pirelli está entre as marcas mais resistentes, disso ninguém tem dúvida.   

O que me surpreendeu foi o preço cobrado lá. A metade do praticado no comércio boa-vistense. Comprei os quatro pneus de bitola 195 x 60 – aro 15 por 720 reais, 180 reais cada.

Voltei da viagem mais alegre que pinto no lixo. E não era para menos. Aqui em Boa Vista um pneu igual custa R$ 324,80 no estabelecimento que oferece o menor preço. 

Quando questionei o preço praticado na Guiana, vez que o produto é o mesmo vendido tão caro no Brasil, o dono do estabelecimento, um brasileiro, respondeu-me em bom português:

 – O motivo é que aqui a gente não precisa pagar tanto imposto como no Brasil.

Precisa desenhar para convencer dona Dilma que Levy Fidelix tem razão?

Francisco Espiridião é jornalista; e-mail: [email protected]; blog: www.franciscospid.blogspot.com.


 

Últimas Postagens