00:00:00

INTEGRAÇÃO

Roraima poderá ter sistema informatizado


Roraima poderá ter sistema informatizado

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran), em parceria com a Delegacia Geral de Polícia Civil de Roraima, articulou nesta segunda-feira, 27, a apresentação do Sistema Integrado de Gerência Operacional (Sigo), uma ferramenta que viabiliza armazenar e trabalhar números e dados de diversos setores, inclusive o setor judiciário. O encontro aconteceu no auditório do Comando do Corpo de Bombeiros e contou com a presença de representantes das Secretarias de Segurança Pública, Justiça e Cidadania, Polícias Militar e Civil, Tribunal de Justiça e Instituto de Criminalística, além do Detran.

Para apresentar o Sigo, veio à Roraima o engenheiro aeronáutico Jorge Lapa. Como um dos idealizadores do sistema, já implantado nos estados do Mato Grosso do Sul (MS), Acre (AC) e Maranhão (MA), Lapa explicou a praticidade e facilidade do sistema. Segundo ele, os Estados que já adotaram têm tido êxito nos seus trabalhos. ¨Já temos relatos e casos de sucesso que mostram as vantagens da integração. São muitos acessos diários e a rapidez na coleta das informações¨, disse Jorge Lapa, que já coordenou a segurança das Nações Unidas, além de ter sido delegado de polícia no Mato Grosso do Sul.

De acordo com o diretor-presidente do Detran, Jorge Everton, logo quando conheceu o Sigo, viu a necessidade de implantá-lo em Roraima. Ele afirmou que este foi o motivo que, junto da Delegacia Geral, resolveu convidar a empresa para mostrar as vantagens para os órgãos. ¨Não tenho dúvidas da eficiência, já que outros estados também estão em processo de implantação e outros já estão usando. A integração entre todas as secretarias, autarquias e órgãos são mais que necessária¨, falou Jorge Everton.

O delegado Geral Fernando Olegário destacou que com o Sigo em funcionamento, a realização dos trabalhos demandarão menos tempo. Olegário disse que está ansioso com uma possível implantação do sistema e que o Estado estará dando mais um passo rumo ao desenvolvimento. ¨Hoje encontramos muitas dificuldades em computar e ordenar os dados. O melhor de tudo é que tudo é feito em tempo real”, evidenciou o delegado.

O vice-governador Chico Rodrigues também conheceu o Sigo. Eles disse que se adquirido em Roraima, vários índices poderão ser reduzidos com o auxílio da ferramenta. “Estamos numa era onde temos que inovar para obter resultados. Vamos aguardar a proposta e analisar a viabilidade do sistema em Roraima”, garantiu.

Últimas Postagens