00:00:00

No Aeroporto de Boa Vista

Anchieta trata de terras e energia com Lula


Anchieta recebe Lula no Aeroporto

Francisco Espiridião/Secom

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi recebido pelo governador José de Anchieta, no início da tarde desta segunda-feira (20), na sala VIP do Aeroporto Internacional Atlas Brasil Cantanhede. Lula permaneceu em solo roraimense por cerca de 40 minutos, enquanto seu avião era reabastecido, para seguir viagem ao México. Foi o próprio Lula que pediu para ter uma conversa com Anchieta.

Uma das primeiras preocupações de Lula, durante a conversa com o governador, foi quanto \"\"ao processo de regularização das terras repassadas da União para o estado durante o seu governo. Anchieta garantiu que o processo está adiantado, e que, ao término, 18 mil famílias serão beneficiadas.   

O superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Roraima, Titonho Beserra, parceiro do estado na regularização das terras, explicou ao ex-presidente que as glebas regularizadas já começam a gerar desenvolvimento, elevando Roraima ao primeiro lugar de investimentos do Banco do Brasil, em termos percentuais.  

“O presidente Lula é uma pessoa muito querida nossa, e sempre demonstrou amizade por nosso estado”, disse o governador, afirmando que a passagem de Lula por Boa Vista se dava em caráter informal. “Para nós é sempre um prazer receber pessoa tão importante para a nossa gente”.

QUESTÃO ENERGÉTICA – Ao ser abordado pelo ex-presidente quanto à questão energética de Roraima, Anchieta explicou que há estudos da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), do governo federal, para a construção das usinas hidrelétricas de Paredão, no rio Mucajaí, e de Bem-Querer, no rio Branco, proximidade da cidade de Caracaraí.

A hidrelétrica do Bem-Querer, apesar de ter sido incluída no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal, para este ano, tem, segundo o governador, a desvantagem de gerar uma área alagada de cerca de 500 quilômetros quadrados.

Outra opção para o Estado é a vinda da energia gerada em Tucuruí, no Pará.  O governador disse acreditar mais nesta opção. O linhão até Manaus já está sendo construído e tem previsão de conclusão para o próximo ano. É possível que até 2013 chegue a Boa Vista.

Últimas Postagens