00:00:00

Plano Nacional de Educação

Teresa debate com ministro de Educação


Teresa participa de discussões
com ministro de Educação

A deputada Teresa Surita participou ontem (16) de audiência, realizada pela Comissão Especial de Educação da Câmara, criada para analisar o Plano Nacional de Educação, para discutir com o ministro da Educação, Fernando Haddad, as metas para a educação brasileira nos próximos 10 anos. A parlamentar é vice-presidente da comissão.

O presidente da Comissão, deputado Gastão Vieira (PMDB-MA), o relator, deputado Angelo \"\"Vanhoni (PT-PR), professores e representantes de entidades civis também participaram das discussões. Um dos pontos do PNE mais discutido atualmente é a porcentagem do Produto Interno Bruto (PIB) a ser investida em educação no próximo decênio.

Teresa, a exemplo de representantes da sociedade civil organizada, defende 10% do PIB para educação. “Em relação ao PIB, existem duas propostas. A primeira é a destinação de 7%, que consta no plano. A segunda é a discussão de até 10% do PIB em investimento, porque existe um estudo feito que afirma que com 10% atingiríamos em 2030 o nível de educação de países de primeiro mundo. Com 7%, isso ocorreria apenas em 2050. Aplicar 10% em educação é eliminar o analfabetismo, oferecer um ensino de qualidade e de fato mudar a realidade da educação brasileira, que hoje deixa muito a desejar”, afirma a deputada.

Haddad, em matéria publicada na página da Câmara, afirmou que a meta de ampliação do investimento público em educação de 5% para 7% do PIB até 2020 é “lógica”. “Agora é fazer conta. Temos que verificar se as metas serão modificadas para mais e qual o impacto financeiro disso. Estamos à disposição para dialogar sobre um plano exequível”, disse o ministro.
 

Últimas Postagens