- 26 de novembro de 2024
A senadora Ângela Portela (PR-RR) comemorou em Plenário o lançamento, nesta quinta-feira (16), do programa Minha Casa, Minha Vida 2. Lançado pela presidente Dilma Rousseff, o programa prevê o investimento de R$ 125,7 bilhões para construir dois milhões de unidades habitacionais. A senadora destacou a prioridade do governo de beneficiar pessoas com deficiência com o programa.
- Um dos aspectos mais importantes desta segunda fase e que quero destacar aqui, porque me sinto pessoalmente atendida, é que as novas unidades habitacionais vão contemplar também características de acessibilidade - relatou.
A senadora afirmou ter encaminhado, em 2009, sugestão à Casa Civil, à época comandada por Dilma Rousseff, de que três por cento das casas do programa Minha Casa, Minha Vida fossem adaptadas e destinadas a pessoas com deficiência. Ângela Portela também sugeriu à prefeitura de Roraima que as unidades habitacionais construídas em Boa Vista fossem totalmente adaptadas para pessoas com deficiência.
- Não apenas as casas foram adaptadas. Todos os espaços públicos, as praças, calçadas, os acessos às unidades habitacionais terão assegurada a acessibilidade.
Ângela Portela considera que o programa não significa apenas a moradia para as pessoas com deficiência, mas também cidadania e inclusão.
- É a oportunidade de definir um novo paradigma no tratamento que a sociedade brasileira dá aos portadores de necessidades especiais e também aos idosos que têm dificuldade de locomoção, que não podem mais ser vistos e tratados como incapazes - defendeu.