- 26 de novembro de 2024
Angela é eleita secretária-geral
Em solenidade na Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira, 15, foi instalado o Grupo Parlamentar Misto Brasil-Venezuela, composto por 98 deputados federais e trinta senadores. Na oportunidade, foram eleitos os coordenadores do grupo. O senador João Pedro (PT/AM) assumiu a presidência, tendo como vice a deputada federal Luciana Santos (PC do B/PE) e como secretária-geral a senadora Ângela Portela (PT/RR).
Um dos objetivos do grupo parlamentar é estreitar as relações entre os dois países, fortalecendo a integração e promovendo avanços nas negociações bilaterais. Ao discursar na posse como secretária-geral do grupo, a senadora Ângela Portela destacou que a integração do Brasil com a Venezuela é fundamental para Roraima, principalmente a partir do ingresso do país vizinho ao Mercosul.
“Roraima já tem uma relação muito forte com a Venezuela, do ponto de vista social, econômico e cultural”, afirmou a senadora, destacando que os dois países já estão conectados pela Linha de Guri, que transporta energia venezuelana para abastecer Boa Vista e que permitiu também a conexão por fibra ótica que trouxe a banda larga para Roraima e para o Amazonas, assim como a BR-174, que interliga os dois países e cujo fluxo de mercadorias e passageiros é cada vez mais intenso.
Ângela Portela citou ainda recente estudo feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, do Governo Brasileiro, que destaca a necessidade de ampliar a integração da infraestrutura dos dois países e também das cadeias produtivas na região de fronteira, com o objetivo de promover o desenvolvimento do norte do Brasil e do sul da Venezuela. A senadora aproveitou a presença do embaixador da Venezuela no Brasil, Maximilien Arvelaiz, para reforçar a necessidade de um trabalho mais intenso no sentido de facilitar o tráfego de cargas e de passageiros entre os dois países, ressaltando que atualmente esta relação ainda enfrenta problemas na fronteira.