00:00:00

IMPRUDÊNCIA

Motociclistas são maiores causadores de acidentes


Motociclistas são maiores
causadores de acidentes

O setor de estatística do Departamento Estadual de Trânsito de Roraima (Detran) divulgou dados relativos aos veículos envolvidos em acidentes de trânsito na capital. Em 2009 as motocicletas e motonetas apareceram como personagens principais. Foram 1.011 acidentes de trânsito envolvendo veículos de duas rodas, do total de 2.522 acidentes registrados.

Já no ano passado, as motocicletas e motonetas estiveram envolvidas em 2.461 acidentes, enquanto 3.808 automóveis se envolveram em acidentes, do total de 6.980 registros.

Acompanhando o crescimento dos acidentes de trânsito registrados em 2010, também está o número de mortes. Em 2009 foram registradas 45 mortes em acidentes de trânsito, enquanto no ano passado o número saltou para 164, sendo 116 homens, 38 mulheres e 10 não informados.

Por estes motivos o Detran em parceria com os órgãos responsáveis pela Segurança Pública iniciou a “Operação Salvando Vidas”, que desde janeiro deste ano, realiza ações educativas e repressivas em Boa Vista. Com isso, a redução vem sendo expressiva no número de vítimas e mortes.

De acordo com o diretor-presidente do Detran, Jorge Everton, a falta de consciência e de respeito nas ruas contribuem muito para números altos de acidentes e vítimas. Ele afirma que a bebida alcoolica aliada ao trânsito, o excesso de velocidade e o desrespeito às leis ocasionam a maioria dos registros. “Estamos mapeando os pontos mais críticos de Boa Vista. Vamos atuar com um efetivo maior, devido à contratação temporária, que aconteceu no mês passado. Serão mais 40 agentes apoiando o efetivo, que até então contava com 22 pessoas”, garantiu Jorge Everton.

Para a funcionária pública e usuária Maria Creuzimar, 30, os números mostram que faltava mais eficácia no que estava sendo feito. Ela disse que acredita que precisamos de uma fiscalização mais ostensiva. “Esses números são, geralmente, conseqüência de pequenos descuidos gerados pelo descaso dos condutores. A consciência do condutor deve ser estimulada financeiramente, só assim teremos respostas imediatas” declara.

O agente de trânsito do Detran, Rodrigo Gomes, atribui o crescente número de acidentes e conseqüente vítimas fatais ao aumen to da frota, falta de efetivo suficiente e imprudência. “De certa forma, não acompanhamos o aumento significativo da frota de veículos. Porém, este ano tenho certeza que a estatística mostrará a eficiência do trabalho que estamos realizando. Políticas públicas como a operação ‘Salvando Vidas’ são imprescindíveis para controlarmos o indicie de acidentes no trânsito’”, afirma o agente.

Segundo o chefe do setor de estatística do Detran, Bruno Corrêa, está sendo realizada a coleta e digitalização dos dados referentes ao primeiro semestre deste ano, que em breve serão divulgados. “Os números nos dão base para estudar estratégias eficazes visando coibir tantos registros em Roraima. O estudo já está sendo preparado para fortalecer as ações do Detran”, afirmou.

Últimas Postagens